Atitudes parentais sobre Educação Física inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v17i1.36884Palavras-chave:
atitudes, pais, educação inclusiva, educação física, necessidades educativas especiais.Resumo
As atitudes em relação à inclusão de estudantes com defiiência na escola regular assumem um papel decisivo na construção de uma sociedade democrática e inclusiva. O objetivo deste estudo foi descrever as atitudes parentais sobre a inclusão nas classes de Educação Física (EF). Aplicou-se uma escala de atitudes sociais a uma amostra de 213 pais ou tutores legais de estudantes portugueses. Para discussão dos resultados, constituiu-se um grupo de discussão composto por cinco professores de EF, dois pais e dois estudantes. Os resultados evidenciaram atitudes moderadamente positivas que se relacionaram com diversos fatores. Concluiu-se que o sucesso da inclusão requer que as famílias e a comunidade acreditem mais na competência das escolas, e que para tal são necessários mais recursos materiais e humanos, formação específica,diferenciação do curricular e trabalho colaborativo com as famílias e a comunidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-07-27
Como Citar
RAIMUNDO MARTINS, C. L.; ROSA PINO JUSTE, M. Atitudes parentais sobre Educação Física inclusiva. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 17, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/sec.v17i1.36884. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/36884. Acesso em: 15 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).