Professores/as: multiplicadores/as de educação em direitos humanos
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v16i2.32188Palavras-chave:
Brasil, educação, educação em direitos humanos, formação continuada de professores, multiplicadoresResumo
Os direitos humanos constituem um dos eixos centrais da problemática das sociedades contemporâneas. Para afirmá-los, a educação em direitos humanos vem desenvolvendo-se cada vez com maior força no Brasil, tanto do ponto de vista normativo como das políticas públicas e das atividades promovidas pelas organizações da sociedade civil.No entanto, é possível constatar que ainda são frágeis e pouco frequentes a discussão e a reflexão sobre o sentido da educação em direitos humanos nas nossas instituições de ensino. O presente trabalho defende a tese de que a formação continuada de professores/as constitui um espaço privilegiado para a incorporação da educação em direitos humanos nas nossas escolas, assim como para a formação de educadores/as como agentes multiplicadores comprometidos com os direitos humanos no âmbito educacional e na sociedade em geral. Está estruturado em três partes, que abordam os seguintes aspectos: o sentido da educação em direitos humanos, a concepção de formação continuada adotada e as principais características que deve ter para que mobilize a formação de professores/as multiplicadores/as da educação em direitos humanos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-10-09
Como Citar
CANDAU, V. M. Professores/as: multiplicadores/as de educação em direitos humanos. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 16, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/sec.v16i2.32188. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/32188. Acesso em: 20 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).