A violência: realidade cotidiana

Autores

  • CARLOS ALBERTO DA CUNHA ALMENDRA PUC-Camp
  • LUZIA FÁTIMA BAIERL PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v10i2.3146

Palavras-chave:

violência, crime, medo social, medo coletivo e individual.

Resumo

O presente artigo pretende tratar o fenômeno da atual proliferação da violência, procurando fornecer subsídios para sua conceituação como um fenômeno antroposociológico característico das cidades e metrópoles modernas. Analisando as diversas linhas e eixos de estudos, procura mostrar que a violência e, principalmente, o crime constituem objetos de estudos acadêmicos necessariamente prioritários para antropólogos, sociólogos, biólogos, neurologistas, assistentes sociais e toda a gama de pesquisadores voltados para a explicação e a interpretação da sociedade moderna. violência; crime; medo social; medo coletivo e individual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

CARLOS ALBERTO DA CUNHA ALMENDRA, PUC-Camp

Doutor em Ciências Sociais (Antropologia Urbana) e professor-adjunto do Centro de Economia e Administração da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. E-mail: almpai@terra.com.br.

LUZIA FÁTIMA BAIERL, PUC-SP

Doutora em Serviço Social e professora da Faculdade de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. E-mail: baierl@uol.com.br.

Downloads

Publicado

2008-01-17

Como Citar

ALMENDRA, C. A. D. C.; BAIERL, L. F. A violência: realidade cotidiana. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 10, n. 2, 2008. DOI: 10.5216/sec.v10i2.3146. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/3146. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres