Condomínios horizontais fechados: reflexão sobre a configuração do espaço intrametropolitano de Goiânia
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v10i2.3142Palavras-chave:
condomínio horizontal fechado, Região Metropolitana de Goiânia, reestruturação socioespacial, desenho urbano, eixos de expansão.Resumo
O presente trabalho buscou evidenciar os impactos que os chamados condomínios horizontais fechados têm provocado na Região Metropolitana de Goiânia. Essa nova tipologia habitacional se mostra como marca evidente de um novo padrão de segregação socioespacial urbana, um processo social crescente de migração de parcelas significativas da população para bairros fechados, cercados por muros e sistemas de segurança sofisticados. O setor de habitação sempre exerceu importante papel na indução do adensamento e da expansão urbana dessa área, processo este que vem apresentando novas dinâmicas a partir da implantação dos condomínios fechados, contribuindo para a configuração de um novo espaço intrametropolitano de Goiânia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-01-17
Como Citar
BERNARDES, G. D.; SOARES JÚNIOR, A. A. Condomínios horizontais fechados: reflexão sobre a configuração do espaço intrametropolitano de Goiânia. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 10, n. 2, 2008. DOI: 10.5216/sec.v10i2.3142. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/3142. Acesso em: 12 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).