Repensar os cânones de representação da família e do gênero nas práticas líricas

Autores

  • Paula Gomes Ribeiro Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v15i1.20681

Palavras-chave:

dramaturgia de ópera, ideologia, gênero, representações da família, sociabilidades e consumo cultural.

Resumo

O presente artigo debate os sistemas de significado e as dimensões ideológicas subjacentes a quadros de reprodução de cânones músico-dramatúrgicos baseados em fórmulas construídas, em grande medida, na primeira metade do século XIX, no contexto do enraizamento e da disseminação dos modelos italianos do bel canto, e das condições de produção que a estes presidem. Argumento, através da referência a quadros concretos de produção, que a necessidade de fixação, e subsequente reprodução,de uma gramática de situações e de um esquema dramático se deve, por um lado, às exigências do mercado, que estimulam o incremento da circulação de produtos operísticos e, por outro, às necessidades do exercício de autorregulação dos comportamentos e normas sociais. Neste contexto, incidirei especialmente sobre dois aspectos,o da representação do núcleo familiar e o da estratificação de gênero neste processo,problematizando-os como instrumentos ideológicos de controle social.

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Publicado

2012-10-17

Como Citar

RIBEIRO, P. G. Repensar os cânones de representação da família e do gênero nas práticas líricas. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 15, n. 1, p. DOI: 10.5216/sec.v15i1.20681, 2012. DOI: 10.5216/sec.v15i1.20681. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/20681. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres