Redes sociais como ferramenta de campanha em disputas subnacionais: análise do Twitter nas eleições para o governo do Paraná em 2010
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v15i1.20670Palavras-chave:
redes sociais, campanha eleitoral, Twitter, eleições.Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir o uso das redes sociais como ferramenta de campanha eleitoral, tendo como objeto de análise o conteúdo postado no Twitter pelos dois principais candidatos ao governo do Paraná – Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias(PDT) – no período de 1º de julho a 3 de outubro de 2010. Procura-se, por meio de algumas características (número de postagens, temática, discurso, tipo dos post, usode links, presença de adversários, entre outras), identificar como os candidatos utilizaram o suporte tecnológico em estratégias políticas de contato com os eleitores. A metodologia utilizada é quantitativa de análise de conteúdo e permite ainda comparar os dados entre os dois candidatos, que, juntos, somaram 3.165 postagens. Com isso,torna-se possível identificar diferenças na utilização do Twitter entre os dois principaisconcorrentes ao governo do Paraná em 2010.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).