1.0 mais do que 2.0? O uso tradicional de suportes inovadores nas campanhas eleitorais
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v15i1.20669Palavras-chave:
Twitter, eleições presidenciais, campanha pós-moderna, Portugal, Brasil, participação política, interatividadeResumo
Este estudo propõe a análise comparativa das campanhas on-line à presidênciada República do Brasil (2010) e de Portugal (2011), com o intuito de determinarse os dois candidatos mais bem colocados nas intenções de voto em ambos os países lograram obter o melhor aproveitamento dos recursos de comunicaçãode campanha pós-moderna, ou da era 2.0. Baseado em uma análise de conteúdo dos tweets dos candidatos no primeiro turno das campanhas nos respetivos países, constatou-se que o Twitter foi primordialmente utilizado como ferramenta de aproximação e comunicação com o eleitor. Na verdade,conclui-se que ainda não se pode falar em uma evolução integral para a terceira era das campanhas políticas, uma vez que os candidatos desperdiçaram o potencial de comunicação bidirecional proporcionado pela interatividadedo ambiente digital em detrimento de uma utilização da ferramenta on-line apenas como forma de divulgar as respectivas agendas e propostas. Tal utilização seletiva e instrumental foi feita com o intuito de aumentar a sua visibilidade,mantendo a máxima do período moderno das campanhas baseadas na comunicação orientada no sentido de um para muitos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-17
Como Citar
NOVAIS, R. A.; DE ARAÚJO, V. A. 1.0 mais do que 2.0? O uso tradicional de suportes inovadores nas campanhas eleitorais. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 15, n. 1, p. DOI: 10.5216/sec.v15i1.20669, 2012. DOI: 10.5216/sec.v15i1.20669. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/20669. Acesso em: 13 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).