Raça, classe e cultura no contexto das políticas de ação afirmativa: um esforço teórico-crítico a respeito da raça
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v13i2.13432Palavras-chave:
raça, racismo, classe social, etnicidade, ações afirmativasResumo
O presente artigo se propõe a discutir três questões caras ao debate sociológico em torno das chamadas “questões raciais” e, de algum modo, retomadas no contexto da implementação das políticas de cotas no Brasil, a saber: a relação entre raça e classe; a interface da raça com a cultura/etnia; e o status da raça como categoria social e conceito analítico. Esta discussão será feita à luz do debate que antecedeu e se intensificou por ocasião da introdução das primeiras políticas de cotas em universidades públicas. Primeiramente, faz-se uma incursão em torno do embate teórico relativo à interdependência das categorias “raça” e “classe” de modo a exemplificar a maneira através da qual elas se relacionam no contexto da experiência de ações afirmativas para negros. Em seguida, desenvolve-se uma reflexão crítica a respeito da interface teórica entre raça e cultura à luz das disputas relativas aos significados da identidade negra nesse contexto. Finalmente, analisam-se as discussões em torno dos significados raciais no contexto da implementação de políticas públicas afirmativas, com o objetivo de propor uma análise reflexiva a respeito da raça como conceito analítico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-03-02
Como Citar
TAVOLARO, L. G. M. Raça, classe e cultura no contexto das políticas de ação afirmativa: um esforço teórico-crítico a respeito da raça. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 287–298, 2011. DOI: 10.5216/sec.v13i2.13432. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/13432. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Livres
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).