Raça, classe e cultura no contexto das políticas de ação afirmativa: um esforço teórico-crítico a respeito da raça

Autores

  • Lília Gonçalves Magalhães Tavolaro Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v13i2.13432

Palavras-chave:

raça, racismo, classe social, etnicidade, ações afirmativas

Resumo

O presente artigo se propõe a discutir três questões caras ao debate sociológico em torno das chamadas “questões raciais” e, de algum modo, retomadas no contexto da implementação das políticas de cotas no Brasil, a saber: a relação entre raça e classe; a interface da raça com a cultura/etnia; e o status da raça como categoria social e conceito analítico. Esta discussão será feita à luz do debate que antecedeu e se intensificou por ocasião da introdução das primeiras políticas de cotas em universidades públicas. Primeiramente, faz-se uma incursão em torno do embate teórico relativo à interdependência das categorias “raça” e “classe” de modo a exemplificar a maneira através da qual elas se relacionam no contexto da experiência de ações afirmativas para negros. Em seguida, desenvolve-se uma reflexão crítica a respeito da interface teórica entre raça e cultura à luz das disputas relativas aos significados da identidade negra nesse contexto. Finalmente, analisam-se as discussões em torno dos significados raciais no contexto da implementação de políticas públicas afirmativas, com o objetivo de propor uma análise reflexiva a respeito da raça como conceito analítico.

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Publicado

2011-03-02

Como Citar

TAVOLARO, L. G. M. Raça, classe e cultura no contexto das políticas de ação afirmativa: um esforço teórico-crítico a respeito da raça. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 287–298, 2011. DOI: 10.5216/sec.v13i2.13432. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/13432. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres