Vivendo como parente: notas sobre a concepção de pessoa e a organização social apiaká
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v13i1.11176Palavras-chave:
Apiaká, organização social, concepção de pessoa, acusações de feitiçaria.Resumo
Neste ensaio apresentarei uma discussão sobre a articulação entre a concepção de pessoa e a organização social dos Apiaká, povo de língua tupi-guarani que habita tradicionalmente a área dos rios Juruena e Teles Pires, formadores do Tapajós. A partir de dados históricos e etnográficos, demonstrarei que, apesar dos efeitos negativos docontato, observa-se uma continuidade sociocultural que deve muito à vigência de um sistema social regional, que há muito tempo articula os Apiaká aos Kaiabi e aos Munduruku. Proponho que tal continuidade, que pode ser apreendida por meio da análise do código moral local, com foco nas acusações de feitiçaria, participa do esquema simbólico da “predação familiarizante” (Fausto, 2000; 2001).
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