“Os tempos da história”: temporalidades, mito e história em materiais didáticos de autores indígenas
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v13i1.11175Palavras-chave:
história indígena, educação escolar indígena, mito e história, conhecimentos tradicionais, letramento.Resumo
Nas últimas décadas, muitos grupos indígenas vêm ampliando suas relações com diversos setores da sociedade nacional. Nesse contexto de intensificação dos embates e negociações com os não índios, as experiências de escolarização, especialmente aquelas desenvolvidas dentro do modelo “específico e diferenciado”, constituem um importante espaço de produção discursiva que este artigo pretende enfocar. É no âmbito dessas experiências de escolarização que muitos grupos indígenas estão produzindo novos conhecimentos sobre seus saberes e experiências históricas. Nesses processos de produção de conhecimento, os materiais didáticos são um dos produtos mais significativos. Enfatizando esses processos, o presente artigo tem como objetivo analisar as concepções e formas de organização do tempo presentes em dez materiais didáticos cuja proposta principal é a escrita de narrativas sobre reflexões e experiências históricas vivenciadas por grupos indígenas. Busca-se analisar as formas de articulação entre conhecimentos e narrativas indígenas e as concepções ocidentais de conhecimento e transmissão de experiências históricas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).