“Os tempos da história”: temporalidades, mito e história em materiais didáticos de autores indígenas

Autores

  • Igor Scaramuzzi Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v13i1.11175

Palavras-chave:

história indígena, educação escolar indígena, mito e história, conhecimentos tradicionais, letramento.

Resumo

Nas últimas décadas, muitos grupos indígenas vêm ampliando suas relações com diversos setores da sociedade nacional. Nesse contexto de intensificação dos embates e negociações com os não índios, as experiências de escolarização, especialmente aquelas desenvolvidas dentro do modelo “específico e diferenciado”, constituem um importante espaço de produção discursiva que este artigo pretende enfocar. É no âmbito dessas experiências de escolarização que muitos grupos indígenas estão produzindo novos conhecimentos sobre seus saberes e experiências históricas. Nesses processos de produção de conhecimento, os materiais didáticos são um dos produtos mais significativos. Enfatizando esses processos, o presente artigo tem como objetivo analisar as concepções e formas de organização do tempo presentes em dez materiais didáticos cuja proposta principal é a escrita de narrativas sobre reflexões e experiências históricas vivenciadas por grupos indígenas. Busca-se analisar as formas de articulação entre conhecimentos e narrativas indígenas e as concepções ocidentais de conhecimento e transmissão de experiências históricas.

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Publicado

2010-08-31

Como Citar

SCARAMUZZI, I. “Os tempos da história”: temporalidades, mito e história em materiais didáticos de autores indígenas. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 79–89, 2010. DOI: 10.5216/sec.v13i1.11175. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/11175. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê