EXPERIÊNCIAS COM AS IDENTIDADES GOIANAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA - DOI 10.5216/bgg.v29i2.9029

Autores

  • Joyce Almeida Borges Universidade Federal de Goiás
  • Maria Geralda de Almeida Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v29i2.9029

Resumo

 

Este artigo tem por objetivo discutir como as identidades goianas são abordadas no ensino de Geografia em Goiânia, e como os alunos concebem o que é ser goiano, e o que faz parte de suas identidades. Ao longo dele identificamos as contribuições da educação na construção dos discursos identitários tendo como referência a percepção de estudantes e professores. As problemáticas que se pressupõem em torno do tema são de que na contemporaneidade é necessário discutir a diversidade cultural, os conflitos identitários socioculturais e territoriais para que os estudantes possam se reconhecer enquanto sujeito sociocultural, construindo um ambiente de respeito às diferentes identidades. Porém, aliar tais temáticas ao ensino de Geografia é um desafio. A princípio foi identificado que os livros didáticos não apontam os referentes temas e nem a realidade cultural goiana em suas interpretações geográficas. Professores e estudantes deram depoimentos sobre essa realidade no ensino de Geografia. Os procedimentos metodológicos utilizados para a realização do artigo foram leituras, técnicas diretas ao campo, entrevistas, questionários, mapas mentais, relatos e fotos.

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Publicado

2010-03-10

Como Citar

ALMEIDA BORGES, J.; GERALDA DE ALMEIDA, M. EXPERIÊNCIAS COM AS IDENTIDADES GOIANAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE GEOGRAFIA - DOI 10.5216/bgg.v29i2.9029. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 29, n. 2, p. 199–211, 2010. DOI: 10.5216/bgg.v29i2.9029. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/9029. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos