MULHERES, GEOGRAFIA E SAÚDE: PLANTAS MEDICINAIS E BENZEÇÃO COMO ALTERNATIVAS DE CURA NO TERRITÓRIO KALUNGA

WOMEN, GEOGRAPHY AND HEALTH: MEDICINAL PLANTS AND BLESSING AS HEALING ALTERNATIVES IN THE KALUNGA TERRITORY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v44i1.77972

Resumo

No território Kalunga, as mulheres são responsáveis pelo cuidar das famílias e da comunidade. Uma destas responsabilidades é delegada às guardiãs dos saberes que detêm o saber-fazer remédios caseiros e a benzeção. Numa perspectiva decolonial, os saberes populares são analisados como medidas paliativas de apaziguamento das enfermidades nos quilombos em Monte Alegre de Goiás. Partindo de uma abordagem qualitativa investigou-se qual a relação destas mulheres com a promoção e o cuidado da saúde naquele território. O artigo conta com resultados preliminares da pesquisa de pós-doutoramento que teve início com levantamento bibliográfico, e numa segunda fase com atividades de campo, onde aplicou-se a observação participante e entrevistas semiestruturadas. Observou-se que as alternativas adotadas são responsáveis pelo alívio de doenças que afligem os quilombolas. A distância e a dificuldade de acesso aos centros urbanos, bem como a pouca infraestrutura dos órgãos de saúde, contribuem para a resistência do conhecimento popular pelos grupos ainda subalternizados.

Downloads

Biografia do Autor

Jorgeanny de Fatima Rodrigues Moreira, Universidade Federal do Tocantins, UFT, Câmpus Arraias, Arraias, Tocantins, Brasil. jorgeannyf@gmail.com

Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (Câmpus Arraias). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Tocantins (Câmpus Porto Nacional). Pesquisadora Colaboradora do Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais / IESA-UFG. Mestre e Doutora em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás. Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Goias e em Planejamento Turístico pelo Instituto Federal de Educacação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Downloads

Publicado

2024-02-29

Como Citar

MOREIRA, J. de F. R. MULHERES, GEOGRAFIA E SAÚDE: PLANTAS MEDICINAIS E BENZEÇÃO COMO ALTERNATIVAS DE CURA NO TERRITÓRIO KALUNGA: WOMEN, GEOGRAPHY AND HEALTH: MEDICINAL PLANTS AND BLESSING AS HEALING ALTERNATIVES IN THE KALUNGA TERRITORY. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 44, n. 1, 2024. DOI: 10.5216/bgg.v44i1.77972. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/77972. Acesso em: 11 abr. 2025.