MULHERES, GEOGRAFIA E SAÚDE: PLANTAS MEDICINAIS E BENZEÇÃO COMO ALTERNATIVAS DE CURA NO TERRITÓRIO KALUNGA

WOMEN, GEOGRAPHY AND HEALTH: MEDICINAL PLANTS AND BLESSING AS HEALING ALTERNATIVES IN THE KALUNGA TERRITORY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v44i1.77972

Resumo

No território Kalunga, as mulheres são responsáveis pelo cuidar das famílias e da comunidade. Uma destas responsabilidades é delegada às guardiãs dos saberes que detêm o saber-fazer remédios caseiros e a benzeção. Numa perspectiva decolonial, os saberes populares são analisados como medidas paliativas de apaziguamento das enfermidades nos quilombos em Monte Alegre de Goiás. Partindo de uma abordagem qualitativa investigou-se qual a relação destas mulheres com a promoção e o cuidado da saúde naquele território. O artigo conta com resultados preliminares da pesquisa de pós-doutoramento que teve início com levantamento bibliográfico, e numa segunda fase com atividades de campo, onde aplicou-se a observação participante e entrevistas semiestruturadas. Observou-se que as alternativas adotadas são responsáveis pelo alívio de doenças que afligem os quilombolas. A distância e a dificuldade de acesso aos centros urbanos, bem como a pouca infraestrutura dos órgãos de saúde, contribuem para a resistência do conhecimento popular pelos grupos ainda subalternizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorgeanny de Fatima Rodrigues Moreira, Universidade Federal do Tocantins, UFT, Câmpus Arraias, Arraias, Tocantins, Brasil. jorgeannyf@gmail.com

Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (Câmpus Arraias). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Tocantins (Câmpus Porto Nacional). Pesquisadora Colaboradora do Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais / IESA-UFG. Mestre e Doutora em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás. Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Goias e em Planejamento Turístico pelo Instituto Federal de Educacação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

Downloads

Publicado

2024-02-29

Como Citar

MOREIRA, J. de F. R. MULHERES, GEOGRAFIA E SAÚDE: PLANTAS MEDICINAIS E BENZEÇÃO COMO ALTERNATIVAS DE CURA NO TERRITÓRIO KALUNGA: WOMEN, GEOGRAPHY AND HEALTH: MEDICINAL PLANTS AND BLESSING AS HEALING ALTERNATIVES IN THE KALUNGA TERRITORY. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 44, n. 1, 2024. DOI: 10.5216/bgg.v44i1.77972. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/77972. Acesso em: 27 abr. 2024.