EXPEDIÇÕES, EXCURSÕES E TRABALHOS DE CAMPO NO ENTENDIMENTO GEOGRÁFICO

EXPEDITIONS, EXCURSIONS, AND FIELD WORK IN GEOGRAPHIC UNDERSTANDING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v44i1.77736

Resumo

Na história da geografia é possível identificar diferentes modalidades de contato direto com o espaço objeto de estudo ou ensino, cujas potencialidades, virtudes e problemas diferem entre si. O objetivo desse artigo é distinguir os usos ao longo do tempo de três modalidades fundamentais de contato do geógrafo com o terreno, quais sejam: excursões, expedições e trabalho de campo, posicionando-as em suas virtudes na construção do conhecimento geográfico. Argumentamos que ao longo do tempo no Brasil houve um esvaziamento dessas nuances, o que produziu uma perda na formação dos profissionais da área. A partir de uma recuperação histórica dos usos de cada uma dessas modalidades na prática da geografia brasileira, buscamos identificar suas diferenças e enfatizar o potencial de suas aplicações. Realizar essa discussão vai além de uma simples diferenciação semântica, já que possuem potencialidades para o fazer do geógrafo e do professor de geografia que precisam ser exploradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Abreu de Azevedo, Universidade de Brasília, UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil daniel.azevedo@unb.br

Geógrafo com Doutorado em Geografia pela UFRJ e estágio na American University (Washington D.C.). Pós-doutorado da Universidad Nacional Autónoma de México. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UnB e Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço e Democracia na Universidade de Brasília, com enfoque em Geografia Política e sua diversidade temática.

Rafael Winter Ribeiro, Univesidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil winter@igeo.ufrj.br

Geógrafo com doutorado em Geografia pela UFRJ e estágio na Université de Pau et des Pays de l’Adour. Pós-doutorado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável pela UFMG. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRJ e do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN. Membro do ICOMOS-Brasil e Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Território. Pesquisador Nível 2 do CNPq e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

AZEVEDO, D. A. de; RIBEIRO, R. W. EXPEDIÇÕES, EXCURSÕES E TRABALHOS DE CAMPO NO ENTENDIMENTO GEOGRÁFICO: EXPEDITIONS, EXCURSIONS, AND FIELD WORK IN GEOGRAPHIC UNDERSTANDING. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 44, n. 1, 2024. DOI: 10.5216/bgg.v44i1.77736. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/77736. Acesso em: 18 jun. 2024.