DINÂMICA ESPACIAL DA INDÚSTRIA E OS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DE CONFECÇÕES NO ESTADO DE GOIÁS (2006–2021)

SPATIAL DYNAMICS OF THE INDUSTRY AND GARMENT LOCAL PRODUCTIVE ARRANGEMENTS IN THE STATE OF GOIÁS (2006–2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v44i1.77228

Resumo

Esse artigo analisa as transformações na localização das atividades da indústria de confecções em Goiás e suas implicações para as políticas de apoio a APLs desse segmento no estado. Utiliza o Quociente Locacional (QL) e recortes a partir do número mínimo de firmas e empregos nos municípios e seu entorno para identificar as aglomerações de confecções e suas transformações entre 2006 e 2021. Conclui que houve importantes mudanças no período, com destaque para a perda de densidade em termos de empregos e firmas nos núcleos das aglomerações maiores e mais antigas, lideradas por Goiânia e Jaraguá, e o surgimento de uma nova grande aglomeração no oeste goiano, liderada por São Luís dos Montes Belos. Diferentemente das primeiras, que contam com uma forte base de pequenas empresas focadas em marcas próprias, essa última  concentração é estruturalmente mais vulnerável, porque a maior parte das firmas é dependente do desempenho de uma única grande empresa que se instalou na região.  Argumenta que entender essa realidade é crucial para a retomada de políticas de promoção de APLs de confecções em Goiás, abalados por múltiplas crises,  sobretudo considerando que, de um lado,  o novo cenário de retomada do crescimento econômico com desconcentração de renda é favorável para a expansão dos APLs de  confecções do estado, mas, de outro, a concorrência chinesa continua como uma ameaça importante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Duarte de Castro , Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC/GO, Goiânia, Goiás, Brasil sergioucg@gmail.com

Possui graduação em Economia pela Universidade Católica de Goiás, doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado pela Università Degli Studi de Roma Tre. Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós Graduação da Universidade Estadual de Goiás, Pesquisador Associado no Centre de Dynamique Internationale da Universidade de Paris XIII, Secretário Nacional de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional e professor convidado da Universidade de Paris 1 Pantheon Sorbonne. É professor titular da Pontíficia Universidade Católica de Goiás (PUC-Go) no Programa de Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial (MDPT), e pesquisador da Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist)

Karinne Silva Ribeiro, Secretaria de Planejamento da Prefeitura Goiânia, Goiânia, Goiás, Brasil karinneribeiro@yahoo.com.br

Graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de Goiás (2003); Graduação em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (2010); Pós-Graduação em Direito Público com ênfase em Gestão Pública (2021), Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial na PUC-GO (cursando).

Downloads

Publicado

2024-05-24

Como Citar

CASTRO , S. D. de; RIBEIRO, K. . S. DINÂMICA ESPACIAL DA INDÚSTRIA E OS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS DE CONFECÇÕES NO ESTADO DE GOIÁS (2006–2021): SPATIAL DYNAMICS OF THE INDUSTRY AND GARMENT LOCAL PRODUCTIVE ARRANGEMENTS IN THE STATE OF GOIÁS (2006–2021). Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 44, n. 1, 2024. DOI: 10.5216/bgg.v44i1.77228. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/77228. Acesso em: 18 jun. 2024.