O SOLO URBANO E O MERCADO IMOBILIÁRIO: APONTAMENTOS SOBRE O AJUSTE ESPACIAL E A INTEGRAÇÃO DO ESPAÇO NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA.

URBAN SOIL AND THE REAL ESTATE MARKET: NOTES ON THE SPATIAL ADJUSTMENT AND INTEGRATION OF SPACE IN THE METROPOLITAN REGION OF GOIÂNIA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v44i1.76822

Resumo

O crescimento populacional da Região Metropolitana de Goiânia (RMG) tem sido acompanhado do crescimento das atividades imobiliárias, que podem ser notadas na paisagem do espaço metropolitano com diferentes campos de obras e informativos comerciais, fazendo com que 5 municípios da RMG estejam entre os 30 municípios brasileiros com maior incremento percentual de domicílios em 2022. Esse texto versa sobre como a RMG se tornou um dos principais símbolos do ajuste espacial metropolitano do Brasil, promovido pela articulação dos atores imobiliários como meio de absorver e valorizar capitais excedentes. Este assunto é o tema desta pesquisa, cujo objetivo é analisar as relações entre o uso do solo urbano e a atuação do mercado imobiliário em associação com o Estado na produção e apropriação do espaço metropolitano de Goiânia. Os procedimentos metodológicos consistiram em revisão bibliográfica sobre a temática, análise documental e levantamento de dados de fontes primárias e secundárias. As análises indicaram que desde a construção de Goiânia, a integração econômica entre os atores imobiliários e os excedentes de capital induziu a uma integração espacial de forma espraiada e hierárquica, com a conversão dos estoques de terras rurais em solo urbano em toda extensão da metrópole goiana.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel da Costa Cabral, Secretaria Estadual de Educação, Goiânia, Goiás, Brasil gabrielcostac.gc@gmail.com

Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), no Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), com pesquisa na área de Geografia Urbana. Licenciado em Geografia, pelo IESA/UFG, onde foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) entre os anos de 2015 e 2018. Integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais (LABOTER) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho, Território e Políticas Públicas (TRAPPU).

Leandro Oliveira de Lima, Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, Goiás, Brasil, leandro.lima@ufg.br

Professor da Universidade Federal de Goiás, do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) na área de Planejamento Urbano e Regional. É doutor pela Universidade Federal de Goiás e atua com pesquisas em Ciências Humanas, com ênfase nos temas: planejamento e desenvolvimento urbano-regional, produção do espaço urbano, metropolização, mercado imobiliário e habitação.

Downloads

Publicado

2024-05-21

Como Citar

CABRAL, G. da C.; LIMA, L. O. de. O SOLO URBANO E O MERCADO IMOBILIÁRIO: APONTAMENTOS SOBRE O AJUSTE ESPACIAL E A INTEGRAÇÃO DO ESPAÇO NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA.: URBAN SOIL AND THE REAL ESTATE MARKET: NOTES ON THE SPATIAL ADJUSTMENT AND INTEGRATION OF SPACE IN THE METROPOLITAN REGION OF GOIÂNIA. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 44, n. 1, 2024. DOI: 10.5216/bgg.v44i1.76822. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/76822. Acesso em: 22 jul. 2024.