O SOLO URBANO E O MERCADO IMOBILIÁRIO: APONTAMENTOS SOBRE O AJUSTE ESPACIAL E A INTEGRAÇÃO DO ESPAÇO NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA.
URBAN SOIL AND THE REAL ESTATE MARKET: NOTES ON THE SPATIAL ADJUSTMENT AND INTEGRATION OF SPACE IN THE METROPOLITAN REGION OF GOIÂNIA.
DOI:
https://doi.org/10.5216/bgg.v44i1.76822Resumo
O crescimento populacional da Região Metropolitana de Goiânia (RMG) tem sido acompanhado do crescimento das atividades imobiliárias, que podem ser notadas na paisagem do espaço metropolitano com diferentes campos de obras e informativos comerciais, fazendo com que 5 municípios da RMG estejam entre os 30 municípios brasileiros com maior incremento percentual de domicílios em 2022. Esse texto versa sobre como a RMG se tornou um dos principais símbolos do ajuste espacial metropolitano do Brasil, promovido pela articulação dos atores imobiliários como meio de absorver e valorizar capitais excedentes. Este assunto é o tema desta pesquisa, cujo objetivo é analisar as relações entre o uso do solo urbano e a atuação do mercado imobiliário em associação com o Estado na produção e apropriação do espaço metropolitano de Goiânia. Os procedimentos metodológicos consistiram em revisão bibliográfica sobre a temática, análise documental e levantamento de dados de fontes primárias e secundárias. As análises indicaram que desde a construção de Goiânia, a integração econômica entre os atores imobiliários e os excedentes de capital induziu a uma integração espacial de forma espraiada e hierárquica, com a conversão dos estoques de terras rurais em solo urbano em toda extensão da metrópole goiana.