DO TELÉGRAFO AO TELEFONE: TRAJETÓRIA ESPAÇO-TEMPORAL DAS REDES DE TELECOMUNICAÇÕES EM GOIÁS

FROM TELEGRAPH TO TELEPHONE: SPACE-TIME TRAJECTORY OF TELECOMMUNICATIONS NETWORKS IN THE STATE OF GOIÁS, BRAZIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v42.74321

Resumo

Enquanto o telégrafo alcançou o território goiano em 1890, os primeiros registros da instalação de telefones no estado remetem ao ano de 1914. Diferentemente da rede telegráfica, com orientação iniciada pela geoestratégia militar, os primeiros circuitos telefônicos emergiram por meio de iniciativas muito mais espontâneas e pontuais. O estudo em tela aborda a gênese das redes de telecomunicações em Goiás com base na emergência do telégrafo e do telefone no final do século XIX e início do XX, respectivamente. Os procedimentos metodológicos basearam-se em meticuloso trabalho de levantamento de dados secundários em documentos históricos, publicações oficiais, a exemplo dos Anuários Estatísticos e Relatórios sobre as empresas de telefonia do IBGE, dos Relatórios de Administração da Telebrás e informações contidas em periódicos publicados entre 1842 e 1940. Os resultados revelam as determinações econômicas e geoestratégicas que nortearam a interiorização das redes de telecomunicações rumo aos rincões do Brasil Central, no âmbito do estabelecimento desses aparatos reticulares como insumos indispensáveis ao sistema de controle, apropriação e integração da diversidade regional brasileira.

Palavras-chave: redes de telecomunicação; geoestratégia; controle; integração nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Fernandes de Oliveira, Instituto Federal Goiano – Campus Avançado Ipameri – Goiás – Brasil

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. É professor do Instituto Federal Goiano – Campus Avançado Ipameri e membro do Grupo de Pesquisas sobre Redes e Produção do Território (GéTER).

Denis Castilho, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, com Estágio Doutoral na Universidad de Barcelona. É professor do Instituto de Estudos Socioambientais da UFG e coordenador do Grupo de Pesquisa sobre Redes e Produção do Território (GéTER).

Publicado

2022-10-14

Como Citar

FERNANDES DE OLIVEIRA, F.; CASTILHO, D. DO TELÉGRAFO AO TELEFONE: TRAJETÓRIA ESPAÇO-TEMPORAL DAS REDES DE TELECOMUNICAÇÕES EM GOIÁS: FROM TELEGRAPH TO TELEPHONE: SPACE-TIME TRAJECTORY OF TELECOMMUNICATIONS NETWORKS IN THE STATE OF GOIÁS, BRAZIL. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 42, n. 01, 2022. DOI: 10.5216/bgg.v42.74321. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/74321. Acesso em: 30 jan. 2023.