PROSPECÇÃO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA A PARTIR DA ANÁLISE ESTRUTURAL DO MUNICÍPIO DE BAGÉ, RS.

GROUNDWATER PROSPECTION FROM THE STRUCTURAL ANALYSISOF THE MUNICIPALITY OF BAGÉ, RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v43i01.71874

Resumo

Este artigo apresenta as análises das imagens sombreadas do Shuttle Radar Topography Mission (SRTM) da NASA para o município de Bagé/RS, onde é possível evidenciar a influência de estruturas geológicas na distribuição do relevo e de unidades geomorfológicas, em um estudo voltado para a prospecção de água subterrânea. Foram identificados os lineamentos negativos, que apresentam duas direções preferenciais das morfoestruturas: NW e NE. Estas direções preferenciais estão relacionadas com as litologias ocorrentes na região e relacionadas com o sistema de recarga do Sistema Aquífero Embasamento Cristalino II. A ocorrência destes dois sistemas de morfoestruturas está relacionada com as diferentes litologias, sendo responsável pela morfologia de Bagé.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Lima Dessart, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, rldessart@gmail.com

Formado em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) em 2003, mestrado em Geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009), Pós-Graduação - Especialização em Informações Espaciais Georreferenciadas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2013) e Doutorado Pela UFRG - IPH (2022). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Estratigrafia de Sequencias, Geofísica e SIG. No período de 2013 a 2015 atuou como professor substituto na UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa, nos cursos de Geologia, Geofísica, Tecnologia da Mineração e Engenharia Ambiental e Sanitária. 

Jacson Gosman Gomes de Lima, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC),São Miguel do Oeste, Santa Catarina, Brasil, jacson.gosman@ifsc.edu.br

Graduado em Geografia Licenciatura Plena e Mestre  e Doutor em Geografia – linha de pesquisa Dinâmica, Utilização e Preservação do Meio Ambiente pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Membro do grupo de pesquisa Gênese e evolução de Superfícies Geomórficas e Formações Superficiais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui conhecimentos na área de geociências, principalmente sobre: geologia, geomorfologia, pedologia e mapeamento. Atualmente é professor efetivo (DE) do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC - Câmpus São Miguel do Oeste, onde atua como professor de Geografia nos Curso Técnicos Integrados em Agroindústria, Agropecuária e Eletromecânica. 

Henrique Garcia Pereira, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, ique_garcia@hotmail.com

Doutor em Geologia pela Universidade Federal do Paraná PPGG/UFPR (2021). Mestre em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho IGCE/UNESP (2015). Bacharel em Geofísica pela Universidade Federal do Pampa (2011). Atuou como geofísico de campo no setor de qualidade de dados potenciais do Grupo Georadar (2012). Possui experiência em aquisições de campo e no processamento de dados potenciais, elétricos e eletromagnéticos. Expertise na utilização do programa de processamento de dados geofísicos Oasis Montaj. 

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

DESSART, R. L.; LIMA, J. G. G. de; PEREIRA, H. G. PROSPECÇÃO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA A PARTIR DA ANÁLISE ESTRUTURAL DO MUNICÍPIO DE BAGÉ, RS.: GROUNDWATER PROSPECTION FROM THE STRUCTURAL ANALYSISOF THE MUNICIPALITY OF BAGÉ, RS. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 43, n. 01, 2023. DOI: 10.5216/bgg.v43i01.71874. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/71874. Acesso em: 26 maio. 2024.