IMAGEAMENTO ORBITAL DO RESERVATÓRIO DE FURNAS: VARIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DO NÍVEL DA ÁGUA E INFERÊNCIAS HIDROMÉTRICAS

Orbital imaging of the Furnas reservoir: spatial-temporal variability of the water level and hydrometrics inferences

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v43i01.71558

Resumo

São diversas variáveis que norteiam a geração de energia em usinas hidrelétricas, sendo duas delas o volume útil e a cota altimétrica, sendo seu monitoramento realizado, majoritariamente, por réguas linimétricas. Objetiva-se com este estudo obter a frequência espaço-temporal da lâmina d’água do reservatório de Furnas, no período entre 1995 e 2019, bem como ajustar equações de regressão entre os parâmetros área do espelho d’água, cota altimétrica e volume útil. Para tal, utilizaram-se imagens dos satélites Landsat 5 e 8 no mapeamento do espelho d’água e dados diários de cota altimétrica e volume útil. As equações entre os parâmetros foram ajustadas adotando o coeficiente de determinação maior ou igual a 0,70 e intervalo de confiança de 95%. O mapeamento da frequência espaço-temporal da lâmina d’água apontou regiões de expressiva oscilação do nível da água, próximo às desembocaduras dos rios Grande, Verde e Sapucaí, além das proximidades de Campo do Meio e Alfenas. Resultados demonstram que o ajuste estatístico foi satisfatório na estimativa dos parâmetros com R² de 0,9805 e 0,9913, para as relações entre área x volume útil e área x cota altimétrica, respectivamente. Almeja-se com os resultados fornecer subsídios às ações que garantam o múltiplo uso dos recursos hídricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo de Oliveira Latuf, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil,marcelo.latuf@unifal-mg.edu.br

Professor do curso de Geografia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG); Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV); Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - campus de Presidente Prudente (UNESP). Líder do Grupo de Pesquisa em Geodinâmica de Bacias Hidrográficas (GeoHidro).

Kelvin Silva Caovila Santos, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, Minas Gerais, Brasil,kelvin.caovila@gmail.com

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG); Atualmente trabalha com análise transporte e logística; Integrante do Grupo de Pesquisa em Geodinâmica de Bacias Hidrográficas (GeoHidro/UNIFAL-MG).

Publicado

2023-10-20

Como Citar

LATUF, M. de O.; SANTOS, K. S. C. IMAGEAMENTO ORBITAL DO RESERVATÓRIO DE FURNAS: VARIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DO NÍVEL DA ÁGUA E INFERÊNCIAS HIDROMÉTRICAS: Orbital imaging of the Furnas reservoir: spatial-temporal variability of the water level and hydrometrics inferences. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 43, n. 01, 2023. DOI: 10.5216/bgg.v43i01.71558. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/71558. Acesso em: 23 jun. 2024.