VALORAÇÃO DA EFETIVIDADE DE MANEJO/GESTÃO EM RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL (RPPN) NO PARANÁ, BRASIL

VALUATION OF MANAGEMENT EFFECTIVENESS IN PRIVATE NATURAL HERITAGE RESERVES (RPPN) IN PARANÁ, BRAZIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v42.70682

Resumo

A conservação em Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) tem se expandido em todo o Brasil, representando um complemento para as Unidades de Conservação públicas. Entretanto, pouco se conhece sobre a sua gestão. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de manejo/gestão das RPPN no Paraná, aplicando uma metodologia desenvolvida para este estado que considera 17 quesitos. As 132 RPPN avaliadas foram classificas em cinco níveis, sendo o nível I o de gestão mais deficiente e o nível V o de melhor gestão. Foram classificadas 50 RPPN no nível I, 53 no nível II, 17 no nível III, 9 no nível IV e somente três no nível V. Desta forma, conclui-se que o estado de conservação das RPPN é preocupante, uma vez que mais de 80% das áreas enquadram-se em um nível insatisfatório. Esta realidade pode refletir na biodiversidade e questionar o objetivo de criação dessas reservas. Por fim, observa-se que a metodologia aplicada atende adequadamente aos objetivos propostos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Luis Schacht, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Bahia, Brasil, schacht@ufrb.edu.br

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Geografia pela UNESP - Campus Rio Claro. Doutor em Geografia Física pela USP - São Paulo. Professor de Biogeografia na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Yuri Tavares Rocha, Universidade de São Paulo, (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, yuritr@usp.br

Engenheiro Agrônomo. Mestre e Doutor em Geografia Física pela USP - São Paulo. Professor do Departamento de Geografia da USP - São Paulo.

Publicado

2022-12-31

Como Citar

SCHACHT, G. L.; ROCHA, Y. T. VALORAÇÃO DA EFETIVIDADE DE MANEJO/GESTÃO EM RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL (RPPN) NO PARANÁ, BRASIL: VALUATION OF MANAGEMENT EFFECTIVENESS IN PRIVATE NATURAL HERITAGE RESERVES (RPPN) IN PARANÁ, BRAZIL. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 42, n. 01, 2022. DOI: 10.5216/bgg.v42.70682. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/70682. Acesso em: 22 maio. 2024.