E BRASILIA, O QUE É? DIGA LÁ, MEU IRMÃO Concepções sobre os limites territoriais da capital do Brasil

AFTER ALL, WHAT IS BRASÍLIA? YOU TELL ME, MY BROTHER Conceptions on the territorial limits of the capital of Brazil

Autores

  • Juliano Rosa Gonçalves Instituto Federal de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil, juliano.goncalves@ifb.edu.br
  • Marilia Luiza Peluso Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil, peluso@unb.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v43i01.70655

Resumo

A cidade de Brasília está carregada de sentidos simbólicos. Sede dos Poderes da República, cidade ainda jovem e marcada pela migração, a Capital Federal oferece a seus moradores um complexo contexto para formação identitária, sempre tensionada entre disputas de significados. A compreensão da base territorial da cidade também é cercada de controvérsias. Diferentemente de uma cidade tradicional, Brasília é composta por manchas urbanas descontínuas. Constituem-na desde grandes unidades urbanas – as cidades-satélites e seu núcleo central, o Plano Piloto – até vários condomínios urbanos horizontais progressivamente instalados no interregno rural existente na Capital desde sua fundação. Propõe-se, aqui, apresentar as diferentes concepções sobre os significados (territoriais) de Brasília que se assentam, sobretudo, em dois polos. De um lado, há quem defenda um entendimento territorial mais restrito, com limites reduzidos ao plano inicial para a cidade e, de outro, há quem compreenda que a Capital possui delimitações mais abrangentes, ampliando o “ser Brasília” para próximo da conformação territorial do Distrito Federal. São, por fim, duas concepções fundamentadas em perspectivas político-urbanas em colisão: enquanto a primeira está associada a compreensões mais conservadoras sobre a cidade, a segunda fundamenta-se no reconhecimento da mutável e fluida dinâmica da vida urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilia Luiza Peluso, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil, peluso@unb.br

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1962), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1983) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente é pesquisador colaborador senior da Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: distrito federal, educação ambiental, meio ambiente, representações sociais e geografia.

Publicado

2023-03-28

Como Citar

GONÇALVES, J. R.; PELUSO, M. L. E BRASILIA, O QUE É? DIGA LÁ, MEU IRMÃO Concepções sobre os limites territoriais da capital do Brasil: AFTER ALL, WHAT IS BRASÍLIA? YOU TELL ME, MY BROTHER Conceptions on the territorial limits of the capital of Brazil. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 43, n. 01, 2023. DOI: 10.5216/bgg.v43i01.70655. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/70655. Acesso em: 30 maio. 2024.