CONSERVAÇÃO INTEGRADA DE BOLONHA: UMA ANÁLISE CATEGORIZADA DA OBRA DE PIER LUIGI CERVELLATI

INTEGRATED CONSERVATION OF BOLOGNA: A CATEGORIZED ANALYSIS OF PIER LUIGI CERVELLATI'S WORK

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v42.70378

Resumo

Quando se aborda a Conservação Integrada, é comum remeter a gênese de sua noção às intervenções e à promoção da habitação social no centro histórico de Bolonha (Itália), entre 1960-70. Entretanto, apesar de a Conservação Integrada já contar com uma considerável experiência, não foi forjado um conceito claro que aborde seus métodos, objetos, nem suas categorias de análise. Essa generalidade analítica quanto à sua natureza e a seu alcance permitiu que a requalificação de Bolonha fosse associada a uma miríade de projetos, alguns deles frontalmente opostos em objetivo e estratégia. Esse artigo busca, por meio da revisão bibliográfica das obras escritas de Pier Luigi Cervellati e equipe – Interventi nei centri storici: Bologna, politica e metodologia del restauro (1973) e La nuova cultura delle città (1977) – e autores correlatos, analisar a experiência de requalificação em Bolonha, com base em quatro categorias: o habitat; a relação do centro histórico com a metrópole; e os direitos de propriedade coletivos e o controle público da renda fundiária. A análise, com base nessas categorias permite, portanto, tornar claros seus pressupostos e paradigmas inerentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricio Martins, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Planejamento Urbano e Regional no A. Alfred Taubman College of Architecture and Urban Planning, University of Michigan (2027, previsto). Bacharel em Direito (2009) pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Mestre em Desenvolvimento Urbano (2019) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Especialização em Programa de Pós-graduação em Dinâmica Urbana (2018), pelo consórcio universitário entre a UFPE e a Christian-Albrechts-Universität zu Kiel (Alemanha). Consultor legislativo em Políticas Públicas da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) [em licença para estudos desde 2022]. Anteriormente, pesquisador do Lepur – Laboratório de Estudos Urbanos e Periurbanos (PPGDU/CNPq/UFPE). Áreas de pesquisa: conservação integrada, gestão de políticas públicas, habitação social e planejamento territorial.

Publicado

2022-12-31

Como Citar

MARTINS, F. CONSERVAÇÃO INTEGRADA DE BOLONHA: UMA ANÁLISE CATEGORIZADA DA OBRA DE PIER LUIGI CERVELLATI: INTEGRATED CONSERVATION OF BOLOGNA: A CATEGORIZED ANALYSIS OF PIER LUIGI CERVELLATI’S WORK. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 42, n. 01, 2022. DOI: 10.5216/bgg.v42.70378. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/70378. Acesso em: 18 abr. 2024.