MAPEAMENTO DE DETALHE DO CORREDOR FLUVIAL DO RIO PARAGUAI ENTRE A FOZ DO RIO CABAÇAL E A CIDADE DE CÁCERES, MATO GROSSO

MAPPING OF DETAIL OF PARAGUAI RIVER CORRIDOR BETWEEN CABAÇAL RIVER MOUTH AND THE CITY OF CÁCERES, MATO GROSSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v43i01.69227

Resumo

Esta pesquisa foi desenvolvida em um segmento do corredor fluvial do rio Paraguai situado entre a foz do rio Cabaçal e a cidade de Cáceres, Mato Grosso, com o objetivo analisar as feições fluviais inseridas no corredor fluvial por meio de mapeamento de detalhe. Para isso, a pesquisa contou com a interpretação e identificação das feições fluviais mediante imagem de satélite de agosto de 2018, disponibilizada pelo programa Google Earth Pro, sendo realizada a vetorização das feições fluviais com o uso da ferramenta “polígono” em nível de detalhe, proporcionada pela boa resolução da imagem. Posteriormente, uma pasta contendo as feições vetorizadas foram transferidas para o SIG ArcGis® para gerar os mapas georreferenciados representativos da área de estudo. Duas atividades de campo ocorreram no mês de julho de 2019 a fim de auxiliar no mapeamento das feições. Quatro mapas foram gerados e classificados em compartimentos I, II, III e IV. Na abrangência do segmento abordado foram identificadas 27 barras submersas, 140 barras laterais, 04 barras centrais, 29 cordões marginais, 10 diques marginais, 12 ilhas, 160 lagoas, 15 baías e 28 bacias de decantação. A gênese e manutenção dessas feições se deve à dinâmica fluvial do rio Paraguai, e alterações climáticas ou humanas pelo o uso inadequado da terra podem influenciar no surgimento de novas feições ou no desaparecimento de outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Rodrigues de Carvalho, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres luana.carvalho@unemat.br

Mestre em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Celia Alves de Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Cáceres. celiaalves@unemat.br

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993), mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Pós-Doutorado no Departamento de Solos na Universidade Federal de Viçosa (2006) e no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (2017). Foi Professora Adjunta no Departamento de Geografia na Universidade do Estado de Mato Grosso (1994-2020). Atua na área de hidrogeografia, geomorfologia fluvial, gestão de bacias hidrográficas, ambientes fluviais e processo de sedimentação fluvial. Bolsista de Produtividade do CNPq Nível 2 (2015-2021).

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

CARVALHO, L. R. de; SOUZA, C. A. de. MAPEAMENTO DE DETALHE DO CORREDOR FLUVIAL DO RIO PARAGUAI ENTRE A FOZ DO RIO CABAÇAL E A CIDADE DE CÁCERES, MATO GROSSO: MAPPING OF DETAIL OF PARAGUAI RIVER CORRIDOR BETWEEN CABAÇAL RIVER MOUTH AND THE CITY OF CÁCERES, MATO GROSSO. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 43, n. 01, 2023. DOI: 10.5216/bgg.v43i01.69227. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/69227. Acesso em: 1 mar. 2024.