Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-09-28. Leia a versão mais recente.

A influência do relevo e coberturas superficiais no uso e ocupação das terras urbanas: alagamentos sazonais em topos de cimeira na cidade de Uberlândia-MG

Autores

  • Vinícius Borges Moreira UNICAMP https://orcid.org/
  • Archimedes Universidade Estadual de Campinas
  • Di Mauro Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v41.64729

Resumo

Em grandes e médios centros urbanos brasileiros não são incomuns processos de inundação e alagamentos durante as estações chuvosas, sendo muito particulares os fatores que desencadeiam tais processos. Na cidade de Uberlândia-MG, bairro Morumbi, os alagamentos sazonais são observados desde a instalação do mesmo, desencadeando diversos impactos urbanos e sociais. A influência do relevo e das coberturas superficiais que ali ocorrem pode explicar parte deste fenômeno, que já ocorria antes mesmo da ocupação do bairro. Nesta perspectiva o objetivo deste trabalho é ponderar sobre os aspectos geológico-geomorfológicos regionais para compreender a dinâmica dos sistemas naturais pré-existentes a ocupação, por meio de análise de imagens, fotografias aéreas, radares disponíveis e intensidade das chuvas, correlacionando-os aos pontos de alagamentos registrados entre os anos de 2012 e 2016 pela defesa civil do município. Por meio da metodologia aplicada identificou-se que o bairro foi edificado sobre relevo residual da chapada Uberlândia-Uberaba, sendo que os principais pontos de alagamento do bairro ocorrem em antigas depressões de cimeira que cumprem o papel de armazenar água durante o período chuvoso neste compartimento geomorfológico, processo que é intensificado pela impermeabilização artificial das terras e intensidade das precipitações, provocando os recorrentes alagamentos em períodos chuvosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-09-28

Versões

Como Citar

BORGES MOREIRA, V.; PEREZ FILHO, A.; DI MAURO , C. A. . A influência do relevo e coberturas superficiais no uso e ocupação das terras urbanas: alagamentos sazonais em topos de cimeira na cidade de Uberlândia-MG. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 41, n. 1, 2021. DOI: 10.5216/bgg.v41.64729. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/64729. Acesso em: 6 jul. 2022.