VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE ARAPIRACA/AL

SOCIO-ENVIRONMENTAL VULNERABILITY OF ARAPIRACA/AL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v43i01.63965

Resumo

O presente trabalho avaliou o nível de vulnerabilidade socioambiental da cidade de Arapiraca no estado de Alagoas. Foi adaptado os aspectos metodológicos das pesquisas de Lopes (2013) e Adger (2006) para a criação de critérios e indicadores afim de identificar o Índice de Vulnerabilidade Socioambiental (IVSA) da cidade. Em uma escala de 0,0 (valor mínimo) a 1,0 (valor máximo) a análise dos indicadores encontrou um índice de 0,35 que coloca a cidade de Arapiraca em um nível de baixa vulnerabilidade. De acordo com o nosso trabalho, o critério que influência decisivamente no Índice de Vulnerabilidade Socioambiental de Arapiraca-AL, é o de sensibilidade. Esse critério, avaliou a dimensão risco social com as características da população com o intuito de demostrar a fragilidade quando exposto a um dano, possuindo a maior quantidade de indicadores, sete no total. Os valores obtidos por cada indicador foram satisfatórios e inevitavelmente se sobressaíram em relação aos demais. Conclui-se, que na cidade de Arapiraca, populações socialmente vulneráveis tendem a se localizar em áreas ambientalmente vulneráveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliete dos Santos, Universidade Estadual de Alagoas, Arapiraca, Alagoas, Brasil, juh-lietesantos1@hotmail.com

Mestre(a) em Dinâmicas Territoriais e Cultura pela Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL (2018). Especialista em Ensino de Geografia e Meio Ambiente pela Faculdade Venda Nova do Imigrante-FAVENI (2021). Graduada em Geografia Licenciatura pela mesma IES (2015). Membra e Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Vulnerabilidades Socioambientais (LEVSA). Participação como Bolsista no projeto de pesquisa: Mapeamento socioambiental do Estado de Alagoas. Desenvolve Pesquisa na área da Geografia Física voltadas para compreensão da Vulnerabilidade Socioambiental, riscos e desastres naturais, desenvolvendo trabalhos direcionados as Geociências e Ciências Ambientais (Vulnerabilidade Socioambiental; Conservação e Manejo dos Solos; Meio Ambiente e Natureza).

Leandro Antonio Oliveira, Universidade Estadual de Alagoas, Arapiraca, Alagoas, Brasil, leo.juh30@gmail.com

Mestre em Dinâmicas Territoriais e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação-ProdiC/UNEAL (2020). Membro do LABORATÓRIO DE ESTUDOS SOBRE VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL - LEVSA/UNEAL. Especialista em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sustentabilidade pela UCAMPROMINAS (2017). Graduado em Licenciatura plena em Geografia pela Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL (2016). Desenvolve Pesquisa na área da Geografia voltadas para compreender os processos de Vulnerabilidade Social e Violência no Nordeste do Brasil.

José Lidemberg de Sousa Lopes, Universidade Estadual de Alagoas, Arapiraca, Alagoas, Brasil, jlidemberg@yahoo.com.br

Pós-Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/UFC. Doutor em geografia pela Universidade Federal do Ceará. Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Licenciatura e Bacharelado pela UFC. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual de Alagoas - Campus V de Zumbi dos Palmares. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Cultura - ProDiC. Coordenador do Laboratório de Estudos sobre Vulnerabilidade Socioambiental - LEVSA. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Paisagem Integrada, Modelagens e Sistemas para Indicadores de Vulnerabilidade, Cartografia, Geoprocessamento e Ensino de Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

SANTOS, J. dos; OLIVEIRA, L. A.; LOPES, J. L. de S. VULNERABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE ARAPIRACA/AL: SOCIO-ENVIRONMENTAL VULNERABILITY OF ARAPIRACA/AL. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 43, n. 01, 2023. DOI: 10.5216/bgg.v43i01.63965. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/63965. Acesso em: 15 jun. 2024.