ÉLISÉE RECLUS: PENSAMENTO LIBERTÁRIO E GEOGRAFIA SOCIAL

ÉLISÉE RECLUS: LIBERTARIAN THINKING AND SOCIAL GEOGRAPHY

Autores

  • Sergio Aparecido Nabarro Université Paris I - Pantéon Sorbonne

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v42.63662

Resumo

O presente texto reúne os resultados de uma extensa pesquisa sobre o aporte teórico-metodológico proposto pelo anarquista-geógrafo francês Jean Jacques Élisée Reclus (1830 – 1905). Aqui, a tese defendida é de que há uma relação dialética entre a sua produção intelectual, com destaque à construção metodológica, e suas ações sociais como militante ácrata. Para tanto, e como recurso didático para facilitar a compreensão do leitor, o trabalho está dividido em três partes: na primeira, a partir de extensa pesquisa documental e bibliográfica, buscamos levantar e analisar fatos importantes da vida do pensador ácrata que estariam entre os delineadores de elaboração teórica, política e metodológica, fundamentais para a compreensão do seu pensamento. Em um segundo momento, busca-se compreender as premissas pelas quais seu pensamento se fundamenta, ou seja, os pressupostos que sustentam seu método geográfico. Na terceira e última parte, apresenta uma análise da proposta metodológica de Reclus, a Geografia Social, baseada na dialética evolução-revolução para a compreensão das relações homem-meio e de suas contradições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Aparecido Nabarro, Université Paris I - Pantéon Sorbonne

Pesquisador convidado do Institut de Géographie da Université Paris I (Panthéon-Sorbonne) e do grupo interdisciplinar de pesquisa Géographie-Cités Paris (Campus Condorcet), onde atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado (2019 - 2020). Doutor em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP) com período de estudos e investigação na Universitat de Barcelona (UB - Espanha). Mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) e Especialização em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É membro dos grupos Geocrítica: comitê editorial, de pesquisa e divulgação científica, sediado na Universitat de Barcelona (Espanha) e Géographie-Cités, sediado na Université Paris I (Panthéon-Sorbonne). É parecerista das revistas internacionais Scripta Nova, Biblio 3W e Ar@cne e parecerista da revista brasileira Ensino, Educação e Ciências Humanas da Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR). Tem experiência nas áreas de Geografia Agrária e História do Pensamento Geográfico, atuando principalmente nos seguintes temas: campesinato, Élisée Reclus, modo de vida, neoliberalismo, ideologia e discurso. 

Publicado

2022-09-06

Como Citar

NABARRO, S. A. ÉLISÉE RECLUS: PENSAMENTO LIBERTÁRIO E GEOGRAFIA SOCIAL: ÉLISÉE RECLUS: LIBERTARIAN THINKING AND SOCIAL GEOGRAPHY. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 42, n. 01, 2022. DOI: 10.5216/bgg.v42.63662. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/63662. Acesso em: 30 jan. 2023.