MAPEAMENTO DE PARÂMETROS AGRONÔMICOS DO CAFEEIRO A PARTIR DE IMAGENS TOMADAS POR AERONAVE REMOTAMENTE PILOTADA

MAPPING COFFEE AGRONOMIC PARAMETERS BASED ON REMOTELY PILOTED AIRCRAFT IMAGES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v43i01.63274

Resumo

O cultivo dos grãos de café vem se mostrando cada vez mais como uma das culturas predominantes no mercado atual. Com isso, faz-se necessário compreender e monitorar as variabilidades existentes nas grandes lavouras pelo mundo. Para tanto, as técnicas de Sensoriamento Remoto direcionadas ao monitoramento das variabilidades espectrais de uma cultura torna possível mapear e estudar as variabilidades espaciais e os fatores limitantes da produção. Dentre diversas variáveis, este trabalho objetivou o mapeamento de parâmetros relacionados à produtividade, tais como o Teor de Clorofila e a Área Foliar de uma cultura cafeeira localizada nas proximidades do município de Monte Carmelo - MG. O mapeamento foi gerado a partir de modelos de regressão através da relação entre amostras obtidas in situ com o valor radiométrico de imagens tomadas por uma aeronave remotamente pilotada à 70 e 120 metros de altitude. Os resultados mostraram que para o voo de maior altitude a correlação entre as medidas de campo e a radiometria das imagens foi melhor. A precisão dos modelos estimadores apresentou melhor correlação com os índices TGI (r = 0,536 e RMSE = 16,43%) para a clorofila e NDVI (r = 0,484 e RMSE = 15,87%) para a área foliar.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Henrique de Souza Assis, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, pablohnrqsa@gmail.com

Graduado em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Agricultura e Informações Geoespaciais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua como professor convidado em Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU).

George Deroco Martins, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, deroco@ufu.br

Engenheiro Cartógrafo e Doutor em Ciências Cartográficas. Docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) no Instituto de Geografia (IG). Atualmente é coordenador do Programa de Pós Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais (PPGAIG) - UFU. 

Vinicius Silva Werneck Orlando, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, viniwerneck@outlook.com

Graduado em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica (2015) e Mestre em Agricultura e Informações Geoespaciais (2021) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente é Doutorando em Ciências Cartográficas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia - UNESP e faz doutorado sanduíche no Politécnico de Torino, Itália. Tem direcionado as pesquisas na área de Sensoriamento Remoto, utilizando análises de dados hiperespectrais e imagens multiespectrais nos mais variados tipos de estresses aos cafeeiros, em especial a praga bicho-mineiro.

Downloads

Publicado

2023-08-31

Como Citar

ASSIS, P. H. de S.; DEROCO MARTINS, G.; ORLANDO, V. S. W. MAPEAMENTO DE PARÂMETROS AGRONÔMICOS DO CAFEEIRO A PARTIR DE IMAGENS TOMADAS POR AERONAVE REMOTAMENTE PILOTADA: MAPPING COFFEE AGRONOMIC PARAMETERS BASED ON REMOTELY PILOTED AIRCRAFT IMAGES. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 43, n. 01, 2023. DOI: 10.5216/bgg.v43i01.63274. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/63274. Acesso em: 20 maio. 2024.