A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA COMO POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DA REGIÃO CENTRO OESTE DO BRASIL

Autores

  • Mateus Boldrine Abrita UEMS
  • Walter Guedes da Silva UEMS

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v39i0.58355

Resumo

Este trabalho discute o atual protagonismo da Ciência e da Tecnologia na região Centro-Oeste (CO), como forma de impulsionar o desenvolvimento tecnológico nessa Região e, também, fazer uma comparação com a realidade brasileira. Após a análise dos dados disponíveis no que diz respeito ao número de pesquisadores, instituições, artigos científicos publicados, número de doutores (ou seja, no lado “não produtivo no sentido econômico”), a região CO apresentou diversos avanços, inclusive na comparação relativa com o Brasil. Todavia, quando analisamos o setor produtivo, observamos que algumas mazelas presentes no âmbito nacional são, muitas vezes, piores no CO.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Boldrine Abrita, UEMS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2010), mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (2012) e Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul nos cursos de Geografia Bacharelado e Licenciatura. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: economia monetária, economia brasileira, agronegócio, desenvolvimento regional e econômico, mercado de capitais e geografia econômica.

Walter Guedes da Silva, UEMS

Graduado em Geografia, licenciatura e bacharelado, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1997), Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2002) e Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é professor Associado - Nível V - dos Cursos de Geografia, licenciatura e bacharelado, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Campo Grande (UEMS/CG), do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu - Mestrado Profissional em Educação, e Coordenador do Curso de Geografia, Licenciatura, pela mesma Universidade. Atua nos seguintes grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: Educação, Cultura e Diversidade e Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo e Território, sendo líder do último. É coordenador Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UEMS, área de Geografia. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento regional, fronteira e ensino de Geografia

Publicado

2019-12-05

Como Citar

ABRITA, M. B.; DA SILVA, W. G. A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA COMO POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DA REGIÃO CENTRO OESTE DO BRASIL. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 39, p. 1–24, 2019. DOI: 10.5216/bgg.v39i0.58355. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/58355. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos