EVOLUÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NO CORREDOR FLUVIAL DO RIO PARAGUAI, PANTANAL SUPERIOR - BRASIL

SPACE-TEMPORAL EVOLUTION OF THE USE AND OCCUPATION OF THE LAND ALONG THE PARAGUAY RIVER’S CORRIDOR, UPPER PANTANAL – BRAZIL

Autores

  • Gustavo Roberto dos Santos Leandro Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP
  • Flávio Rodrigues do Nascimento Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Célia Alves de Souza Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v39i0.58285

Resumo

Esta pesquisa foi realizada no município de Cáceres, Mato Grosso, no trecho do rio Paraguai, Pantanal Superior – Brasil, e seu objetivo foi analisar as mudanças de cobertura com o avanço do uso e ocupação da terra no período de 1980 a 2013. Para tanto, imagens LANDSAT foram georreferenciadas, classificadas e processadas; e as classes temáticas, quantificadas e editadas. Aliado aos procedimentos de gabinete, trabalhos de campo foram realizados, os quais permitiram a identificação das principais formas de uso das margens e dos canais do sistema fluvial. A pesquisa evidenciou que a principal atividade econômica desenvolvida é a pecuária, com valores gradativos ao longo dos anos – a área ocupada por pastagemque dobrou de 1984 para 2003. Os resultados evidenciaram importantes transformações na paisagem com significativas supressões da cobertura vegetal, ou seja, no período analisado, em mais de 50% da área houve algum tipo de transformação – desmatamento ou conversão de usos (áreas de pastagem para expansão urbana). Em relação às margens do canal, obras de engenharia foram as principais alternativas adotadas, a fim de conter os processos erosivos, sobretudo no perímetro urbano e em trechos côncavos, paralelos a BR-070.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Roberto dos Santos Leandro, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense - UFF. Doutoramento pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT, Campus de Presidente Prudente, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP. se - UFF.

Flávio Rodrigues do Nascimento, Universidade Federal do Ceará - UFC

Licenciado e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Doutor em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professor Adjunto do curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará - UFC.

Célia Alves de Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Mestre em Geografia pela  Universidade  Federal  do  Rio  de  Janeiro – UFRJ.  Doutora em Geografia pela  Universidade  Federal  do  Rio  de  Janeiro – UFRJ. Pós-Doutora pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professora Adjunto do curso de Graduação em Geografia e dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Publicado

2019-05-21

Como Citar

DOS SANTOS LEANDRO, G. R.; RODRIGUES DO NASCIMENTO, F.; ALVES DE SOUZA, C. EVOLUÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NO CORREDOR FLUVIAL DO RIO PARAGUAI, PANTANAL SUPERIOR - BRASIL: SPACE-TEMPORAL EVOLUTION OF THE USE AND OCCUPATION OF THE LAND ALONG THE PARAGUAY RIVER’S CORRIDOR, UPPER PANTANAL – BRAZIL. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 39, p. 1–21, 2019. DOI: 10.5216/bgg.v39i0.58285. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/58285. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos