PONTE-AÉREA RIO DE JANEIRO-SÃO PAULO NO CONTEXTO DA MEGARREGIÃO: A DINÂMICA DA FLUIDEZ AÉREA SELETIVA NO TERRITÓRIO BRASILEIRO

THE RIO DE JANEIRO-SÃO PAULO AIR BRIDGE IN THE CONTEXT OF MEGA-REGION: THE DYNAMICS OF A SELECTIVE AIR FLUIDITY IN THE BRAZILIAN TERRITORY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v39i0.57291

Resumo

A relevância de uma das principais ponte-aérea do mundo incita uma análise pormenorizada da dinamicidade dessa fluidez seletiva. A essencialidade da ponte-aérea Rio de Janeiro-São Paulo, compreendida a partir dos aeroportos de Santos Dumont e Congonhas destaca-se, dentre outros efetivos, por se caracterizar como um importante eixo conectivo da megarregião Rio-São Paulo. Desse modo, a análise proposta busca evidenciar, por meio de uma abordagem geográfica, a importância dessa rota na rede aérea brasileira, destacando o potencial de geração de tráfego desses aeroportos, a dinâmica territorial promovida, o interesse do capital nos principais fixos dessa megarregião e a unicidade desses aeroportos e dessa ligação na rede aérea brasileira.

Palavras-chave: ponte-aérea, megarregião, Rio de Janeiro-São Paulo, aeroportos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Camilo Pereira

Professora Adjunta dos cursos de Geografia (Licencitura e Bacharelado) e do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande-MS.

Publicado

2019-06-04

Como Citar

CAMILO PEREIRA, A. P. PONTE-AÉREA RIO DE JANEIRO-SÃO PAULO NO CONTEXTO DA MEGARREGIÃO: A DINÂMICA DA FLUIDEZ AÉREA SELETIVA NO TERRITÓRIO BRASILEIRO: THE RIO DE JANEIRO-SÃO PAULO AIR BRIDGE IN THE CONTEXT OF MEGA-REGION: THE DYNAMICS OF A SELECTIVE AIR FLUIDITY IN THE BRAZILIAN TERRITORY. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 39, p. 1–21, 2019. DOI: 10.5216/bgg.v39i0.57291. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/57291. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos