INFORMAÇÃO E PLANEJAMENTO CORPORATIVO: A CONSULTORA DELOITTE E SUAS ARTICULAÇÕES NO TERRITÓRIO BRASILEIRO

INFORMATION AND CORPORATE PLANNING: DELOITTE CONSULTANT AND ITS TRANSACTIONS IN BRAZILIAN TERRITORY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v39i0.56606

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a ascendência de novos agentes corporativos no planejamento territorial brasileiro. Identificamos, sobretudo, as reestruturações produtivas no sistema capitalista que fizeram emergir empresas que controlam a informação organizacional ligadas à gerência dos bancos de dados das grandes corporações internacionais e das infraestruturas territoriais das formações socioespaciais. Em especial, analisamos o papel da consultora global Deloitte no uso e na produção do espaço brasileiro, assim como sua atuação no planejamento. Para tanto, será feita uma análise apurada da empresa, identificando sua tipologia de serviços, sua topologia na formação socioespacial brasileira e a relação de seus escritórios com a rede de cidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Henrique de Oliveira Teixeira, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutor em Geografia (2018), Mestrado em Geografia (2013) pela Universidade Estadual de Campinas. Pesquisador no Laboratório de Investigações Geográficas e Planejamento Territorial - GEOPLAN no IG/Unicamp, compõe o grupo de pesquisa Cí­rculos de Informações, Urbanizaçãoo e território e Leciona Geografia na Rede Pública de Educação do Estado de São Paulo. Atua na Área de geografia humana, com ênfase em Geografia Urbana, Planejamento Territorial e Geografia Econômica. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: planejamento territorial, circuitos informacionais, empresas de consultoria, privatizações e conflitos urbanos. 

Adriana Maria Bernardes Silva, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

É Professora Doutora da Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, desde 2003. É pesquisadora do CNPq (II) desde 2005. Coordenadora de Graduação do Instituto de Geociências da Unicamp (2011-2013) e Coordenadora Associada de Graduação do Instituto de Geociências da Unicamp (2009 - 2011; 2017 - 2019). 

Publicado

2019-04-16

Como Citar

TEIXEIRA, S. H. de O.; SILVA, A. M. B. INFORMAÇÃO E PLANEJAMENTO CORPORATIVO: A CONSULTORA DELOITTE E SUAS ARTICULAÇÕES NO TERRITÓRIO BRASILEIRO: INFORMATION AND CORPORATE PLANNING: DELOITTE CONSULTANT AND ITS TRANSACTIONS IN BRAZILIAN TERRITORY. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 39, p. 1–22, 2019. DOI: 10.5216/bgg.v39i0.56606. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/56606. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos