A IMPORTÂNCIA ESPACIAL DA PROXIMIDADE GEOGRÁFICA NA PESQUISA CIENTÍFICA E NOS PROCESSOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

THE SPACE IMPORTANCE OF GEOGRAPHICAL PROXIMITY IN SCIENTIFIC RESEARCH AND TECHNOLOGICAL INNOVATION PROCESSES

Autores

  • Allison Bezerra Oliveira Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v39i0.54379

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da proximidade geográfica na pesquisa científica e nos processos de inovação tecnológica mediante os contornos tecnológicos comunicacionais. Desta forma, estabeleceu-se o seguinte questionamento: diante da difusão do uso da comunicação instantânea, a proximidade geográfica na pesquisa científica e inovação ainda é relevante para aqueles que cooperam em pesquisas? Nesse contexto, delimitou-se o estado de Pernambuco como recorte espacial, a área de Farmácia como amostragem, e o período de 2000 a 2010 como recorte temporal. Além de reflexão teórica sobre o tema, foram mapeadas as conexões entre pesquisadores, a produção de conhecimento destes, e foram enviados questionários eletrônicos para os pesquisados. Os resultados obtidos reforçam a relevância da proximidade geográfica como componente fundamental na construção de relações de cooperação mais duradouras e com maior possibilidade de retorno entre os pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allison Bezerra Oliveira, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2007), Especialização em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2007), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2010), e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2014). É Professor do curso de geografia da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL. É líder do Grupo de Pesquisas Socioeconômicas do Maranhão - GPS. Como geógrafo atua na área de Geografia Econômica.

Publicado

2019-03-08

Como Citar

OLIVEIRA, A. B. A IMPORTÂNCIA ESPACIAL DA PROXIMIDADE GEOGRÁFICA NA PESQUISA CIENTÍFICA E NOS PROCESSOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: THE SPACE IMPORTANCE OF GEOGRAPHICAL PROXIMITY IN SCIENTIFIC RESEARCH AND TECHNOLOGICAL INNOVATION PROCESSES. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 39, p. 1–22, 2019. DOI: 10.5216/bgg.v39i0.54379. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/54379. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos