INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA BRASILEIRA NOS ANOS 90: UMA NOVA TERRITORIALIZAÇÃO - DOI 10.5216/bgg.v23i1.4184

Autores

  • Ronaldo da Silva Universidade Federal de Goias

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v23i1.4184

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender a nova configuração territorial da indústria automobilística no Brasil durante os anos 90. N esse período, o Brasil foi um dos países mais importantes do mundo na recepção de investimento externo direto. A moeda estável, uma maior inserção no processo de globalização e as políticas de abertura de mercado criaram as bases desejadas pelas corporações multinacionais do setor automobilístico. H ouve também uma forte competição (guerra fiscal) entre governos municipais e estaduais com perversas conseqüências para o fundo público, para o desenvolvimento regional e para o sistema republicano brasileiro.

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Publicado

2008-07-03

Como Citar

DA SILVA, R. INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA BRASILEIRA NOS ANOS 90: UMA NOVA TERRITORIALIZAÇÃO - DOI 10.5216/bgg.v23i1.4184. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 23, n. 1, p. 59–82, 2008. DOI: 10.5216/bgg.v23i1.4184. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/4184. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos