DO ESTUDO DO MEIO AO TURISMO GEOEDUCATIVO: RENOVANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM GEOGRAFIA - DOI 10.5216/bgg.v26i1.3542

Autores

  • Christian Dennys Monteiro de Oliveira Universidade Federal do Ceára

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v26i1.3542

Resumo

O presente artigo desenvolve uma reflexão a respeito do Estudo do Meio, enquanto metodologia organizada das aulas de campo em Geografia. Trabalha com a demonstração conceitual de suas duas naturezas. Uma diretamente ligada à busca de conhecimento empírico e aberta à realidade exterior à sala de aula. Porém, submetida aos limites de uma ação científica limitada à exclusiva confirmação do que está sendo estudado no interior da escola. A segunda, aberta a utopia de recriar as metodologias escolares a partir desse tipo de estudo. Na parte final desse artigo é revisto o sentido de estudo do meio na atualização das práticas de um turismo educativo, mais acessível à escola contemporânea e como melhores condições de reconciliar as duas naturezas em questão.

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Publicado

2008-03-31

Como Citar

DE OLIVEIRA, C. D. M. DO ESTUDO DO MEIO AO TURISMO GEOEDUCATIVO: RENOVANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM GEOGRAFIA - DOI 10.5216/bgg.v26i1.3542. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 26, n. 1, p. 31–47, 2008. DOI: 10.5216/bgg.v26i1.3542. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/3542. Acesso em: 21 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos