A vivacidade e o significado da pelada para a periferia da metrópole goianiense
Resumo
O objetivo desta nota é apresentar o trabalho de pesquisa que foi desenvolvido com o intuito de compreender a periferia da metrópole pela via do futebol peladeiro. Para tanto utilizamos, além das tradicionais metodologias como visitas de campo, entrevistas, registro fotográfico, a “experiência vivencial” a qual nos possibilitou vivenciar o objeto não apenas com o pensamento científico, mas com a sensibilidade e o sensível, com o corpo e com os pés. Verificou-se que o território das peladas furta o tempo e o espaço controlados pelo capital, apresentando-se aos sujeitos da periferia como uma das poucas possibilidades de lazer, encontro e sociabilidade. Nesse sentido, a pelada atribui vida e significado de cidade a cidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-05-13
Como Citar
SILVA, A. B. A vivacidade e o significado da pelada para a periferia da metrópole goianiense. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 4, n. 2, p. 262–273, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/9920. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Nota de Pesquisa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).