Uma análise de diferentes questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável na contemporaneidade - DOI 10.5216/ag.v4i2.9916
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v4i2.9916Resumo
De todas as civilizações que já existiram na história da humanidade, nenhuma outra degradou tanto o meio ambiente como a sociedade contemporânea, em virtude dela estar fundamentada em modelos de desenvolvimento econômico que visam somente o lucro em detrimento do meio natural e social. Nesse contexto, surge o modelo de desenvolvimento sustentável, que exige uma ação global no sentido de reformular todo o modelo de sociedade industrial, permitindo harmonizar a relação do homem com a natureza e as relações dos homens entre si. Hoje, o discurso ambiental tem se intensificado e ganho importância, principalmente, na formulação de políticas, modelos e teorias a respeito de desenvolvimento, apoiado na concepção de desenvolvimento sustentável. Neste artigo é feita uma síntese sobre os impasses provocados pela implantação do modelo de desenvolvimento sustentável, além de uma análise de diferentes questões relacionadas a esse modelo de desenvolvimento, que provoca opiniões contraditórias acerca dos “sacrifícios” sociais e individuais decorrentes de uma atitude mais consciente e equilibrada em relação ao uso dos recursos naturais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-05-13
Como Citar
COUTO, M. S. D. da S.; TEIXEIRA, R. A. Uma análise de diferentes questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável na contemporaneidade - DOI 10.5216/ag.v4i2.9916. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 4, n. 2, p. 215–232, 2010. DOI: 10.5216/ag.v4i2.9916. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/9916. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).