A luta pela terra, a luta pela vida: a interveniência das Políticas Públicas no Território do Povo Indígena Tapuia em Goiás - DOI 10.5216/ag.v7i3.9223

Autores

  • Lorranne Gomes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v7i3.9223

Resumo

Resumo

O Povo Indígena Tapuia, que se localiza na aldeia Carretão, nos municípios de Rubiataba e Nova América no Estado de Goiás, a partir de sua história, revela como os Povos Indígenas foram e são tratados no Brasil. Suas trajetórias apresentam a luta pela terra e por uma identidade étnica violada pela interferência de interesses econômicos dos fazendeiros da região e por um período de aldeamento, que provocou uma reconfiguração de suas práticas culturais. Os índios que não fugiram do aldeamento casaram-se entre si ou com negros escravos e brancos. Essa miscigenação fez com que o modo de vida indígena tornasse semelhante com o modo de vida camponês. Este povo passou por um período de “abandono” pelo Estado e pela própria Fundação Nacional do Índio (FUNAI), que pouco propiciou ações para melhoria da realidade desse povo. As escassas políticas públicas ao mesmo tempo em que se voltaram para melhoria da saúde, da alimentação e de projetos coletivos, não consideraram a necessidade de maiores quantidades de terras, nas quais, assegurariam uma reserva adequada para a sobrevivência dos índios e suas práticas culturais. Esse artigo é uma janela que se abre para mostrar mais um caso de desrespeito e violação dos direitos indígenas. Como metodologias para construção desse texto foram utilizadas pesquisas bibliográficas, trabalhos de campo, rodas de conversas e entrevistas semi-estruturadas.

Palavras-chave: Povo Tapuia. Território. Trajetórias. Identidade. História. Direitos.

 

Abstract

The history of struggles for a group survival of the Tapuia indigenous people, who live in the Carretão village in the municipalities of Rubiataba and Nova America, state of Goias reveal how the indigenous minorities are treated in Brazil. Their life journeys show a strife for land ownership and ethnic identity which were violated due to the economic interests of farmers and the formation of a self-enclave in the region, which led to new meanings and a kind of redefinition on their cultural practices. The Indigenous people that did not leave the village, married to one another or to black slaves and/or to white people. This miscegenation had negative impacts on the indigenous way of life and it’s became very similar to the peasant one. These people went through a period of "abandonment", by the National Indian Foundation (FUNAI), and by the State, which did not take actions to improve their reality. The sparse public policies have a focus in health, food security and collective projects, however this policies did not consider the indigenous need for greater amounts of land which would ensure their livelihood and cultural practices. This article is a window that opens to show another example of disregard and violation of indigenous rights. The methodology used for this article was literature review, fieldwork, conversations and semi-structured interviews.

Keywords: Tapuia Indigenous People. Territory. Identity. History. Legal Rights.

 

Résumé

Le peuple indigène Tapuia, situé dans la communauté Carretão aux municipes de Rubiataba et Nova América, dans leur histoire, révéle comme les peuples indigènes ont été traités au Brésil. Leurs trajectoires présentent la dispute pour la terre et pour une identité éthnique violée par l’interférance des interêts économiques des fermiers de la région et par un période de la constitution de la communauté, qui a provoqué une ressignification des leurs pratiques culturelles. Les indigènes n’ont pas pris une fuite de la communauté, ils ont marrié parmi eux ou avec des noirs fait esclaves ou des blancs. Cette mélange ont a transformé le mode de vie indigène en mode de vie du paysan. Ce peuple a passé par une période d’ «abandon » des autorités indigènistes et par d’État y de la propia Fundación Nacional del Indio (FUNAI) qui n’ont pas eu des actions pour améliorer la réalité de ce peuple. Peu de politiques publiques ont amélioré la santé, l’alimentation et les projects colletifs, mais elles ont pas consideré la necessité des terres pour une réserve adéquat aux leurs pratiques culturelles. Cet article prétend montrer l’insolence et la violation des droits indigènes. Comme methodologie pour construire le texte on a fait utilisées des recherches bibliographiques, des travaux à la campagne, des roues de bavardage et des interviews.

Palavras-chave: Peuple Tapuia. Territoire. Trajectoires. Identité. Histoire. Droits.

 

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Publicado

2013-12-28

Como Citar

SILVA, L. G. da. A luta pela terra, a luta pela vida: a interveniência das Políticas Públicas no Território do Povo Indígena Tapuia em Goiás - DOI 10.5216/ag.v7i3.9223. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 7, n. 3, p. 164–187, 2013. DOI: 10.5216/ag.v7i3.9223. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/9223. Acesso em: 30 jun. 2022.

Edição

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Artigos