Planejamento e gestão do espaço urbano: Uma Proposta de Reordenamento da Malha Viária no Entorno do Porto Seco do Cerrado em Uberlândia, Minas Gerais - DOI 10.5216/ag.v3i3.8615

Autores

  • José Hermano Almeida Pina UFU
  • Álisson Riceto UFU
  • Raffaella Fernandes Borges UFU
  • Leonardo Gentil Santana UFU
  • Dalton de Loiola Ferreira UFU
  • Éder Israel da Silva UFU
  • Daniel Augusto de Deus UFU

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v3i3.8615

Resumo

O presente artigo versa sobre uma proposta de reordenamento da malha viária na área do entorno do Porto Seco do Cerrado (PSC) em Uberlândia, Minas Gerais. Nesse caso, foi delimitada a área core referente aos bairros Nossa Senhora das Graças, Marta Helena e Minas Gerais, os quais possuem residências diretamente afetadas pelo tráfego intenso de veículos além de locomotivas que fazem o transporte de cargas para o Porto. Por ser uma zona secundária de desembaraço de mercadorias, o PSC assume um papel importante para o município de Uberlândia, porém, de acordo com os aspectos observados em pesquisas realizadas no entorno do Porto, a atual disposição da malha viária local gera uma série de impactos ambientais principalmente nas residências localizadas na área core desse estudo. Para isso, por meio de geoprocessamento foram propostas algumas alternativas para o reordenamento das vias de acesso no intuito de minimizar os impactos observados, trabalhando-se assim numa perspectiva de planejamento estratégico baseado na construção dos cenários zero, possível e ideal, além do enfoque na comunicação necessária para o correto monitoramento das ações envolvidas envolvendo o poder público e a população local. Palavras-chave: reordenamento; malha viária; impactos; planejamento estratégico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-01-08

Como Citar

PINA, J. H. A.; RICETO, Álisson; BORGES, R. F.; SANTANA, L. G.; FERREIRA, D. de L.; SILVA, Éder I. da; DEUS, D. A. de. Planejamento e gestão do espaço urbano: Uma Proposta de Reordenamento da Malha Viária no Entorno do Porto Seco do Cerrado em Uberlândia, Minas Gerais - DOI 10.5216/ag.v3i3.8615. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 3, n. 3, p. 218–236, 2010. DOI: 10.5216/ag.v3i3.8615. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/8615. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos