Planejamento e gestão do espaço urbano: Uma Proposta de Reordenamento da Malha Viária no Entorno do Porto Seco do Cerrado em Uberlândia, Minas Gerais - DOI 10.5216/ag.v3i3.8615
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v3i3.8615Resumo
O presente artigo versa sobre uma proposta de reordenamento da malha viária na área do entorno do Porto Seco do Cerrado (PSC) em Uberlândia, Minas Gerais. Nesse caso, foi delimitada a área core referente aos bairros Nossa Senhora das Graças, Marta Helena e Minas Gerais, os quais possuem residências diretamente afetadas pelo tráfego intenso de veículos além de locomotivas que fazem o transporte de cargas para o Porto. Por ser uma zona secundária de desembaraço de mercadorias, o PSC assume um papel importante para o município de Uberlândia, porém, de acordo com os aspectos observados em pesquisas realizadas no entorno do Porto, a atual disposição da malha viária local gera uma série de impactos ambientais principalmente nas residências localizadas na área core desse estudo. Para isso, por meio de geoprocessamento foram propostas algumas alternativas para o reordenamento das vias de acesso no intuito de minimizar os impactos observados, trabalhando-se assim numa perspectiva de planejamento estratégico baseado na construção dos cenários zero, possível e ideal, além do enfoque na comunicação necessária para o correto monitoramento das ações envolvidas envolvendo o poder público e a população local. Palavras-chave: reordenamento; malha viária; impactos; planejamento estratégico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-01-08
Como Citar
PINA, J. H. A.; RICETO, Álisson; BORGES, R. F.; SANTANA, L. G.; FERREIRA, D. de L.; SILVA, Éder I. da; DEUS, D. A. de. Planejamento e gestão do espaço urbano: Uma Proposta de Reordenamento da Malha Viária no Entorno do Porto Seco do Cerrado em Uberlândia, Minas Gerais - DOI 10.5216/ag.v3i3.8615. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 3, n. 3, p. 218–236, 2010. DOI: 10.5216/ag.v3i3.8615. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/8615. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).