A consciência na obra de Jean-Paul Sartre e as implicações para a Geografia Humanista: caminhos para pensar a relação homem e natureza.
Resumo
A busca para se organizar uma Geografia unitária é marcante na atualidade. Em sentido contrário, temos diversas tendências que advogam em favor de uma condição científica para pensarmos geograficamente aceitando a dualidade. Como uma constante, percebemos que a Geografia em sua perda paulatina de unidade se contorce em meio à tamanha necessidade de discutir suas distâncias e suas relações. A relação homemnatureza, como uma distância fundamental da Geografia é o elemento central desta nossa inquietação. A proposta é encontrar no pensamento de Jean-Paul Sartre os caminhos para resolvermos parte desta angústia partilhada por todos os geógrafos, propondo um caminho alternativo as propostas integradoras tão em voga na Geografia contemporânea. Palavras-chave: relação homem e natureza, consciência e mundo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-01-08
Como Citar
SAFADI, S. de O.; CHAVEIRO, E. F. A consciência na obra de Jean-Paul Sartre e as implicações para a Geografia Humanista: caminhos para pensar a relação homem e natureza. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 3, n. 3, p. 263–271, 2010. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/8604. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Nota de Pesquisa
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).