Caracterização geoambiental do distrito de Bonfim de Feira, Feira de Santana – Bahia, Brasil - DOI 10.5216/ag.v3i3.8584
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v3i3.8584Resumo
Bonfim de Feira é um distrito de Feira de Santana, que se localiza a 34,4 km oeste da sede municipal e possui uma população de 3.788 habitantes. Este artigo tem como objetivo apresentar a caracterização geoambiental do referido distrito, com enfoque para o meio físico (geologia, hidrografia, vegetação, geomorfologia, solo, clima e as formas de uso do terreno) e para a situação ambiental (águas superficiais, o estado da vegetação, os processos erosivos e o impacto das atividades humanas no ambiente). Para tanto, realizou-se revisão bibliográfica, levantamento das informações existentes, uso do Sistema de Informações Geográficas (SIG) e trabalho de campo. Neste intuito, foram elaborados mapas das características físicas e geoambientais, identificando-se que os terrenos mais baixos estão nas proximidades do Ribeirão do Cavaco (drenagem principal) e os mais elevados nas Serras da Caboranga e da Mata; as rochas são metamórficas, bastante fraturadas e com textura granítica e granulítica; os solos são pouco espessos; e os problemas ambientais mais comuns estão associados com o desmatamento, as cascalheiras, a erosão, o lixo, e o esgotamento a céu aberto. A análise indica a necessidade de saneamento básico e educação ambiental, visando o bem estar e a saúde da comunidade local. Palavras-chave: Bonfim de Feira, meio físico, situação ambiental.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-01-08
Como Citar
SILVA, A. de S.; SOUZA, G. B. de. Caracterização geoambiental do distrito de Bonfim de Feira, Feira de Santana – Bahia, Brasil - DOI 10.5216/ag.v3i3.8584. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 3, n. 3, p. 53–73, 2010. DOI: 10.5216/ag.v3i3.8584. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/8584. Acesso em: 18 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).