Distribuição espacial de unidades de resposta a emergências: uma análise de mapas isócronos dos grupamentos multiemprego do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v19i2.80153Resumo
Ferramentas que otimizem o tempo de deslocamento das equipes de atendimentos emergenciais, fator preponderante para o sucesso das operações, surgem como facilitadoras da gestão estratégica do serviço de bombeiros. Este artigo analisou a cobertura atual do atendimento operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal por meio da elaboração de mapas isócronos das unidades multiemprego, da confecção da matriz de tempo de deslocamento entre elas e da distribuição populacional do Distrito Federal. Foram apresentadas as regiões administrativas onde é viável realizar o atendimento emergencial dentro do indicador tempo resposta de 8 minutos, esmiuçando os locais onde há mais de um grupamento capaz de realizar a cobertura operacional. Em paralelo, foram cotejados o histórico de ocorrências atendidas pelos grupamentos e a população inserida nas respectivas isócronas. Ao final foi realizado um levantamento da abrangência do atendimento emergencial do corpo de bombeiros com ênfase na necessidade de ativação de novos grupamentos e no remanejamento de unidades operacionais e logísticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).