Distribuição espacial de unidades de resposta a emergências: uma análise de mapas isócronos dos grupamentos multiemprego do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ag.v19i2.80153

Resumo

Ferramentas que otimizem o tempo de deslocamento das equipes de atendimentos emergenciais, fator preponderante para o sucesso das operações, surgem como facilitadoras da gestão estratégica do serviço de bombeiros. Este artigo analisou a cobertura atual do atendimento operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal por meio da elaboração de mapas isócronos das unidades multiemprego, da confecção da matriz de tempo de deslocamento entre elas e da distribuição populacional do Distrito Federal. Foram apresentadas as regiões administrativas onde é viável realizar o atendimento emergencial dentro do indicador tempo resposta de 8 minutos, esmiuçando os locais onde há mais de um grupamento capaz de realizar a cobertura operacional. Em paralelo, foram cotejados o histórico de ocorrências atendidas pelos grupamentos e a população inserida nas respectivas isócronas. Ao final foi realizado um levantamento da abrangência do atendimento emergencial do corpo de bombeiros com ênfase na necessidade de ativação de novos grupamentos e no remanejamento de unidades operacionais e logísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-08-20

Como Citar

DIAS, Mário de Vasconcelos Pereira; CAMPOS, André Telles; OLIVEIRA, Helen Ramalho de. Distribuição espacial de unidades de resposta a emergências: uma análise de mapas isócronos dos grupamentos multiemprego do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 361–392, 2025. DOI: 10.5216/ag.v19i2.80153. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/80153. Acesso em: 11 jan. 2026.

Edição

Seção

Artigos