Determinação da fração da radiação fotossinteticamente ativa absorvida pelos agrossistemas e cobertura vegetal do Cerrado Goiano
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v19i2.79885Resumo
O uso do índice biofísico de vegetação fração da radiação fotossinteticamente ativa absorvida (fAPAR), tornou-se uma variável essencial no monitoramento da produtividade das plantas e avaliação do balanço global de carbono. Assim, objetivou avaliar as variações do índice fAPAR nas formas de vegetação no município de Serranópolis utilizando a série temporal 2020-2021 de dados Sentinel-2. Para tanto, as informações de fAPAR foram produzidas utilizando imagens Sentinel-2 e o modelo RTM PROSAIL, processadas na plataforma SNAP Toolbox. Como resultados, a agricultura de grãos e a cana-de-açúcar apresentaram R²=0,903 e RMSE= 0,065 e R²=0,847 e RMSE= 0,059 respectivamente. A pastagem plantada em boas condições apresentou R² = 0,889 e RMSE= 0,058, a pastagem sombreada com R² = 0,742 e RMSE = 0,064 e a pastagem plantada de baixa qualidade e R² = 0,856 e RMSE = 0,047. Para o Cerrado o coeficiente de determinação foi R² = 0,5465 e RMSE= 0,059. Para a formação florestal o coeficiente de determinação foi R² = 0,6158 e RMSE= 0,070.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).