Tecendo as ligações entre o alimento e a imigração germânica em Agudo/RS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v19i1.78294Resumo
Este artigo apresenta um estudo acerca da imigração germânica para Agudo, a preservação de práticas na preparação das comidas típicas e de como e quem preserva o conhecimento dessas receitas. Agudo é um município localizado na região central do estado do Rio Grande do Sul, que recebeu imigrantes de origem germânica a partir do século XIX e mantém algumas características dessa cultura. Objetiva verificar de que forma a alimentação auxiliou no processo de construção da identidade do indivíduo no processo de se sentir pertencente ao novo grupo em um novo território. Além disso, visa identificar quais pratos típicos existentes são oriundos da cultura germânica em Agudo e quais as interferências culturais e de ingredientes locais que se fizeram/fazem parte do preparo deste alimento. Através de pesquisa bibliográfica, trabalhos de campo e entrevistas com descendentes desses imigrantes e agentes públicos ligados ao setor da produção agropecuária e da cultura do município, foi verificada a forma com que esse conhecimento é preservado. Os resultados expressam sua permanência nos processos de produção de alimento e nos registros de receitas, mantendo viva a cultura germânica nas unidades familiares e nas comunidades e sendo atualizada e preservada nas festividades públicas e no cotidiano.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-09-29 (2)
- 2025-04-20 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).