A formação do Cariri na produção territorial da Província do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v16i3.74824Resumo
As atividades econômicas e atuação política dos sujeitos que as controlam, nos possibilitam entender como a ação desses grupos se materializam na produção dos territórios. Por isso, nesse trabalho buscamos compreender a produção do território cearense, mais especificamente no Cariri, pela ação dos grupos ligados as atividades econômicas do sul cearense. Dividimos essa discussão em dois momentos: o primeiro na formação das atividades econômicas e a construção de uma excepcionalidade ambiental do Sul em relação a agricultura e no segundo a articulação das elites locais na defesa de uma maior autonomia da organização territorial para maior exploração do potencial agrícola local. Desse modo, podemos entender o contexto de formação do Cariri cearense e os impactos que os eventos locais permitem uma análise da produção do território cearense.
Palavras-chave: Cariri; produção do território; Província do Ceará.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).