Visitação desordenada e impactos ambientais em ambiente cavernícola: um estudo sobre o uso público da Gruta da Lancinha – Rio Branco do Sul/PR
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v17i1.73513Resumo
Recebendo visitantes de forma desregrada há mais de 150 anos, a Gruta da Lancinha vem sofrendo uma série de impactos ambientais que põe em risco esse sensível ecossistema. Este trabalho se propôs a conhecer os visitantes, suas origens, motivações, experiências anteriores e a forma como a visitação tem ocorrido na gruta, a partir da aplicação de questionário qualitativo online e físico, por meio da adaptação das “caixas-de-cume” utilizadas no montanhismo. Ainda, foram registrados e espacializados, em ambiente SIG, os principais impactos ambientais causados por essa visitação, e assim buscou-se apontar a relação entre um e outro, discutindo o descaso do Poder Público para com a gestão de uma das mais importantes cavidades naturais subterrâneas do estado do Paraná, além de apontamentos para a necessidade da elaboração do plano de manejo do Monumento Natural da Gruta da Lancinha.
Palavras-chave: Conservação da Natureza. Cavernas. Turismo. Patrimônio Natural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).