A dinâmica espacial da pluriatividade na agricultura familiar
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v17i1.73072Resumo
A atual organização do espaço rural brasileiro tem se transformado devido às novas tecnologias que foram inseridas no campo. Neste novo cenário o campo tornou-se um espaço multifuncional e passou a atender diferentes demandas e ocupações. O objetivo geral deste estudo propõe-se apresentar uma discussão pautada nos conceitos e definições da pluriatividade na agricultura familiar, ressaltando a sua importância ao ser realizada por pessoas que vivem no espaço rural, uma vez que essa atividade é reorganizada no campo e contribui para a renda de muitas famílias. Os objetivos específicos tratam-se de: abordar os conceitos e definições da pluriatividade na agricultura familiar na dinâmica socioespacial do campo; e compreender a importância da agricultura familiar para a pluriatividade. As reflexões teóricas estão ancoradas em proposições de autores como: Sérgio Schneider, K. Kautsky e A. Chayanov. Articuladas com essas orientações sobre as atividades pluriativas foram organizados dados sobre essas atividades na produção da agricultura familiar para verificar se há correspondência entre o conceito e a realidade. Como procurou-se evidenciar no texto é possível afirmar que, a pluriatividade é um fenômeno em que as famílias agricultoras tradicionalmente ocupadas com atividades agrícolas passam a desenvolver outras atividades consideradas não agrícolas como estratégia de complementação de renda. Além disso, muitos assentamentos rurais podem apresentar uma série de fatores naturais, culturais e socioeconômicos, que contribuem para a realização da pluriatividade, como: a tradição do local, os costumes e o modo de vida do homem do campo, as categorias de produções, atividades agrícolas e as não desenvolvidas no meio rural.
Palavras- chave: Espaço Rural. Pluriatividade. Agricultura Familiar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).