Impactos da pandemia de Covid-19 no Agroturismo e Turismo Rural: A Scoping Review
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v17i1.72936Resumo
Este artigo buscou analisar os impactos da pandemia de Covid-19 no Agriturismo e no Turismo Rural, por meio de uma Revisão de Escopo nos anos 2020 e 2021. Em termos metodológicos, recorreu-se ao método de revisão proposto pelo Instituto Joanna Briggs (JBI) para analisar as evidências disponíveis nas bases Web of Science® e Scopus®. Como resultados, o estudo evidencia categorias temáticas relacionadas ao redescobrimento, por parte da demanda local, de produtos orgânicos e viagens a zonas rurais, formas de inovação relacionadas ao desenvolvimento de novos produtos e serviços, disponibilidade de mão de obra e, por fim, a importância de políticas de desenvolvimento e de regulamentação do setor. Os resultados deste estudo contribuem transversalmente, com esclarecimentos das principais categorias que envolvem estudos de agroturismo e turismo rural em momentos de incerteza, por meio da análise da evolução do tema e possibilidade de desenvolvimento de novas pesquisas englobando outras áreas que compõem o ambiente turístico.
Palavras-chave: Agroturismo. Turismo Rural. Covid-19. Scoping Review.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).