A Geografia Cultural contemporânea e os focos de tensão no mundo: uma contribuição ao debate - DOI 10.5216/ag.v3i2.7286
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v3i2.7286Resumo
Este trabalho discute os temas da mundialização, cultura e política, colocando em pauta a idéias de vários pesquisadores e destacando as contribuições daqueles vinculados às linhas interpretativas da Geografia Cultural contemporânea. Apresenta um painel dos conflitos étnicos, culturais e religiosos, ressurgentes em várias partes do mundo explicitando-os detalhadamente- com um foco particular de atenção na realidade brasileira. Tais questões são reelaboradas à luz das categorias conceituais de análise e paradigmas de interpretação do conhecimento etnogeográfico. Interdigitações destas abordagens com a dimensão ambiental e questões de gênero são também abordadas. Conceitos e temas como a problemática dos grupos minoritários, o fenômeno da emergência do(s) fundamentalismo(s), o panorama mundial dos movimentos migratórios na pós-modernidade (e sua dinâmica), a classificação das paisagens culturais, as redefinições atuais no papel do Estado, etc., são também aí focalizados. Palavras-Chave: Etnogeografia, Geografia das Civilizações, Conflitos Mundiais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-09-10
Como Citar
DEUS, J. A. S. de; BARBOSA, L. de D. A Geografia Cultural contemporânea e os focos de tensão no mundo: uma contribuição ao debate - DOI 10.5216/ag.v3i2.7286. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 3, n. 2, p. 63–92, 2009. DOI: 10.5216/ag.v3i2.7286. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/7286. Acesso em: 17 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).