O Mapeamento de dolinas utilizando Modelo Digital de Elevação na Borda Ocidental do Chapadão Central – Oeste da Bahia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v16i1.71903Resumo
As dolinas são feições superficiais indicativas do sistema cárstico que conectam a drenagem superficial à subterrânea. O sistema cárstico desenvolve-se sobretudo pela ação da dissolução em subsuperfície, com a interação da água com as rochas carbonáticas e algumas rochas siliciclásticas. Na porção Ocidental do Chapadão Central – Oeste da Bahia, desenvolvido sobre os arenitos do Grupo Urucuia, ocorrem essas depressões fechadas, que podem estar ligadas ao sistema cárstico de dissolução do arenito. O objetivo é mapear as dolinas que ocorrem sobre essa chapada a partir de um algoritmo já consolidado para esse fim e convalidando com as dolinas fotointerpretadas. Foram identificadas 8.187 depressões pelo método automático, 5.701 depressões depois de feita a limpeza topológica na rede de drenagem, 202 depois de ajustado o tamanho mínimo de 16.200 m² para 80.000 m² e fotointerpretadas 109 dolinas. Das 202 depressões mapeadas automaticamente, 43 correspondem a dolinas dispersas na chapada e não identificadas na fotointerpretação e 50 correspondem a erros ocasionados pela alta rugosidade no MDE. O mapeamento automático mostrou-se efetivo quando os critérios do algoritmo foram ajustados.
Palavras-chave: técnica automática; geoprocessamento; depressões carsticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).