A secular formação territorial sertaneja das “Terras da Santa” no distrito de Buenolândia, cidade de Goiás/GO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v16i1.70524Resumo
Apresentamos neste estudo a formação do atual distrito de Buenolândia, na cidade de Goiás/GO, desde seu referencial histórico até a produção socioespacial e simbólica dos seus habitantes, pela abordagem Cultural em Geografia. O objetivo desta discussão dá-se a partir de uma perspectiva histórica que aborda a encarnação das experiências dos habitantes na paisagem do distrito, suas pegadas sobre esse território. Para a metodologia utilizada nessa pesquisa, além do levantamento bibliográfico, também se realizou com a visita a museus, leitura de acervos e cartórios, trabalhos de campo, confecção de mapas, elaboração teórica e sistematização. A estrutura do artigo divide-se em três partes: O Arraial e as Sesmarias como Marco de Ocupação dos Sertões das Minas dos Goyazes, A Freguesia de Nossa Senhora do Rosário da Barra e a Demarcação Político-Jurídica conferindo o Controle Normatizador da Colônia Portuguesa e o Distrito de Buenolândia. Conclui-se refletindo sobre este espaço geográfico, com suas mudanças administrativas que perpassam desde o Arraial, a Freguesia ao Distrito, percorrendo seu ciclo de formação territorial composta e reconhecida até agora.
Palavras-chave: Espaço. Lugar. Território. Toponímia. Geografia Cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).