Pneumonia e elementos climáticos: análise comparativa entre Balneário Camboriú e Erechim
DOI:
https://doi.org/10.5216/ag.v16i1.70034Resumo
As doenças respiratórias, incluindo a pneumonia, representam boa parte das enfermidades existentes na sociedade atual. Diversos autores, ao longo do tempo, evidenciam a influência dos elementos climáticos na saúde das populações. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo investigar o impacto dos elementos climáticos nos registros de internações diárias por pneumonia em Balneário Camboriú e Erechim, individualmente e comparativamente. Por meio de análises gráficas e estatísticas, com base na correlação de Spearman (α = 5%), concluiu-se que a temperatura do ar em decréscimo (resfriamento) apresenta impacto significativamente estatístico na taxa de internação, evidenciando maiores picos nos registros de pneumonia na estação de inverno, bem como nas estações de transição (primavera e outono). Em Erechim, ocorreram os maiores registros de internações, proporcionalmente, quando comparados à localidade catarinense. Esses resultados se justificam pelos registros mais evidentes de menores temperaturas em Erechim. Além disso, sugere-se que as condições socioeconômicas inferiores da localidade sul-rio-grandense, em comparação com a catarinense, impactem de maneira mais evidente na enfermidade.
Palavras-Chaves: Clima e saúde; Geografia da saúde; Correlação; Doença respiratória.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos na Revista Ateliê Geográfico. Além disso, os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores têm permissão e são estimulados a divulgar seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).